Conscientização: teoria e prática da libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire.

Revisar

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v13n2a2024-69982

Palabras clave:

Ensino, Educação libertadora, Educação

Resumen

O livro de Paulo Freire, Conscientização, escrito em 1979, trata da temática da liberdade e libertação. A educação como ferramenta libertadora, é capaz de conscientizar o sujeito de sua realidade opressiva e marginalizada. É preciso refletir sobre os avanços necessários na educação para a construção de uma educação emancipadora.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Patricia Moreira Caldeira Faria, Instituto Federal do Triângulo Mineiro - Brasil

Mestranda em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT no IFTM - Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico. Servidora Técnico-Administrativa em Educação do IFTM - Campus Patrocínio, Patrocínio, MG, Brasil.

Maura Heloisa Xavier, Instituto Federal do Triângulo Mineiro - Brasil

Mestranda em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT no IFTM - Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico. Servidora Técnico-Administrativa em Educação do IFTM - Campus Patrocínio, Patrocínio, MG, Brasil.

Adriano Eurípedes Medeiros Martins, Instituto Federal do Triângulo Mineiro - Brasil

Pós-Doutor em Filosofia pela Universidade Federal de Uberlândia – UFU. Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (PEBTT) do IFTM - Campus Uberaba. Atua como docente do quadro permanente dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu: Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) e Mestrado Profissional em Educação Tecnológica (MPET), Uberaba, MG, Brasil.

Citas

FREIRE, Paulo. Conscientização: teoria e prática da libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. São Paulo: Cortez & Moraes, 1979. 53 páginas.

Publicado

2024-04-29

Cómo citar

FARIA, P. M. C.; XAVIER, M. H.; MARTINS, A. E. M. Conscientização: teoria e prática da libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. : Revisar. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 1–7, 2024. DOI: 10.14393/REPOD-v13n2a2024-69982. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/69982. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

RESENHAS