Direito à educação em tempos de pandemia: uma análise de estratégias institucionais da Universidade de Brasília
DOI:
https://doi.org/10.14393/REPOD-v10n3a2021-62400Palabras clave:
Ensino remoto, Novas Tecnologias digitais, Direito à educação superior, Permanência e formação com qualidadeResumen
Neste artigo são analisadas as ações implementadas para o ensino remoto na Universidade de Brasília durante a pandemia da Covid-19. Questiona-se de que maneira as políticas para a permanência e a formação com qualidade foram articuladas à utilização de novas tecnologias digitais no ensino remoto para a garantia do direito à educação superior diante das desigualdades sociais acentuadas na pandemia da Covid-19. A análise foi realizada em três etapas: identificação de prioridades, ações implementadas e avaliação dos resultados, utilizando dados da pesquisa social com a comunidade universitária e relatórios de gestão. Nos resultados, observa-se a importância da democratização do acesso às novas tecnologias digitais para o ensino de graduação, que ganhou nova dimensão com a pandemia.
Descargas
Métricas
Citas
ÁVILA, J. E. F.; GUZMAN, S. M. Perspectiva comparada de la equidad en las instituciones de educación superior en Chile. In: COROMINAS, A. B.; CEACERO, D. C.; BERRIO, G. A. G. (coord.) Universidad y colectivos vulnerables: hacia una cultura de la equidad. Panamericana Formas e impresos, Colombia, 2019.
BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm. Acesso em: jun. 2021.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Presidência da República, [1996]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: jun. 2021
BRASIL, Lei 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, [2014]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm. Acesso em: jun. 2021.
CAMPANHA NACIONAL PELO DIREITO À EDUCAÃO. CAQi e o CAC NO PNE: Quanto Custa a Educação Pública de Qualidade no Brasil. Disponível em: https://media.campanha.org.br/caq/pdf/quanto-custa-a-educacao-publica-de-qualidade-no-brasil.pdf. Acesso em: jun. 2021.
DISTRITO FEDERAL. Decreto n° 40.509, de 11 de março de 2020. Dispõe sobre as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do novo coronavírus, e dá outras providências. Brasília, DF: Câmara Legislativa do DF, [2020]. Disponível em: http://www.sinj.df.gov.br/sinj/Norma/ad0fae78af5f4e50b46c7357b7ee8597/Decreto_40509_11_03_2020.html. Acesso em: jun. 2021.
McCOWAN, Tristan. (2016). Un marco conceptual sobre la equidad en el acceso a la educación superior. In: ZÚÑIGA, C.; REDONDO, J.; LÓPEZ & SANTA CRUZ, E. Equidad en la Educación Superior: Desafíos y proyecciones en la experiencia comparada. Santiago, Ediciones El Desconcierto.cl.
SUAREZ, Cecilia; GAIRIN, Joaquín. Equidad y educación superior. In: SALLÁN, J. G.; VILA, G.P. Politicas y prácticas para la equidade em la educación superior. Madrid: Wolters Kluwer España, 2018.
TEIXEIRA, Anísio Spínola. Educação é um direito. 4. ed. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 2009 (Coleção Anísio Teixeira, v. 7).
TEIXEIRA, Anísio Spínola. Educação e Universidade. 2. ed. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 2010 (Coleção Anísio Teixeira, v. 12).
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA. Anuário Estatístico 2019: período 2014-2018. Brasília: Fundação Universidade de Brasília, 2019. Disponível em: http://dpo.unb.br/images/phocadownload/unbemnumeros/anuarioestatistico/AnuarioEstatistico2019.pdf. Acesso em: jun. 2021.