Os efeitos da covid-19 na educação básica de Mato grosso do Sul: como a rede estadual de ensino enfrenta a pandemia?
DOI:
https://doi.org/10.14393/REPOD-v10n3a2021-62396Palabras clave:
Educação básica do Mato Grosso do Sul, Professores e Estudantes, Covid-19Resumen
Considerando a crise sanitária mundial causada pela pandemia da COVID-19 e, como as medidas de enfrentamento a doença vem atingindo diretamente a educação, este estudo pretende refletir e discutir, por meio da epistemologia do pensamento descolonial, a situação vigente da educação básica de Mato Grosso do Sul, mais especificamente a atuação do professor da rede estadual nas aulas não presenciais. Para tanto, temas como a organização de aulas remotas, a exclusão escolar de estudantes inviabilizados pelo não acesso à escola e a equipamentos tecnológicos, a falta de domínio para uso de novos recursos eletrônicos por parte dos professores, o excesso de atividades em frente a computadores que faz com que os corpos sejam diretamente atingidos e o iminente risco a saúde mental dos envolvidos com processos educacionais, nos fazem refletir na educação que precisamos ter no pós-pandemia.
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