Educação no Campo e a Pedagogia Histórico-Crítica: reflexões teórico-metodológicas sobre o processo educativo

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v10n2a2021-59458

Palabras clave:

Educação no Campo, Pedagogia Histórico-Crítica, Práticas educativas

Resumen

Propõe-se uma reflexão dos aspectos teórico-metodológicos da alfabetização, à luz da Pedagogia Histórico-Crítica, no que tange às práticas educativas para as escolas no campo. Vale salientar que a proposta deste trabalho, ao se concentrar na abordagem teórica do processo ensino e aprendizagem, traz subsídios para discutir as políticas curriculares educacionais para o campo, quer pelo poder público, quer pelas instituições escolares, que visem a garantia do direito à educação via uma educação de qualidade social. Desse modo, discute-se o processo de alfabetização na perspectiva de uma escola única com acesso aos conhecimentos produzidos pela humanidade, fundada no materialismo histórico dialético. A questão central deste estudo parte da seguinte indagação: De que forma a pedagogia histórico-crítica, como subsídio para a elaboração de uma proposta pedagógica, pode contribuir no processo de alfabetização dos alunos que vivem no campo? Para tanto, como ensaio teórico, buscou-se trazer reflexões sobre o processo de alfabetização, a partir dos autores e pesquisadores da Pedagogia Histórico-Crítica e Psicologia Histórico-Cultural, como forma de contribuir com as análises a respeito do processo da alfabetização para as escolas no campo.

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Biografía del autor/a

Klívia de Cássia Silva Nunes, Universidade Federal de Uberlândia - Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos. Professora da Universidade Federal de Uberlândia. Campus Tocantinópolis. Minas Gerais, Brasil. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação no Campo/UFSCar. Membro do Grupo de Pesquisa História da Educação e Marxismo/UFT. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho, Política e Educação Escolar/UFSCar.

Sra., Universidad Federal de São Carlos

Profesor Asociado, Departamento de Educación, Universidad Federal de São Carlos DED / UFSCar. Licenciada en Ciencias Sociales por la Associação Limeirense de Educação (1996), maestría (2001) y doctorado en Educación por la Universidade Estadual de Campinas (2007). Postdoctorado en "Medio ambiente y sociedad", eje de investigación Dinámicas socioeconómicas en áreas urbanas y rurales "por la Universidad Estatal de Goiás (2017). Postdoctorado en educación por el Instituto de Educación de la Universidad de Lisboa (2017) Programa de Posgrado en Educación en Educación / UFSCar, miembro del Grupo de Investigación en Educación Rural / GEPEC / UFSCar.

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Publicado

2021-07-21

Cómo citar

NUNES, K. de C. S.; DE LOS SANTOS, M. C. Educação no Campo e a Pedagogia Histórico-Crítica: reflexões teórico-metodológicas sobre o processo educativo . Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 750–768, 2021. DOI: 10.14393/REPOD-v10n2a2021-59458. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/59458. Acesso em: 17 dic. 2024.

Número

Sección

Dossiê Diálogos sobre alfabetização: das políticas públicas ao cotidiano escolar