A cultura do maracatu: subsídios para a educação ambiental nas escolas / The maracatu culture: subsidies for environmental education in schools

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v9n3a2020-57885

Palabras clave:

Meio Ambiente, Cultura, Educação Ambiental

Resumen

A Educação Ambiental deve se realizar de forma diferenciada em cada meio para que se adapte às respectivas realidades, trabalhando com seus problemas específicos e suas soluções próprias em respeito à cultura, aos hábitos, aos aspectos psicológicos, às característica biofísicas e socioeconômicas de cada localidade. Nesse sentido, o estudo descrito neste trabalho buscou investigar as potencialidades da cultura do Maracatu no fortalecimento da prática em Educação Ambiental numa escola de Ensino Médio de Nazaré da Mata–Pernambuco/Brasil. Na investigação, utilizou-se a abordagem quali-quantitativa, seguindo os procedimentos da pesquisa-ação. Os resultados obtidos com a pesquisa permitiram constatar que para que a sala de aula seja um ambiente mais atrativo e significativo para os alunos, é importante que no processo de ensino aprendizagem o professor tome como base a região em que estes se encontram, atrelando-a a sua comunidade, essa prática   desenvolverá valores e costumes que levarão à transformação nos aspectos naturais e sociais para a conservação do meio ambiente, necessário à qualidade de vida e a sua sustentabilidade. 

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Biografía del autor/a

Suênnia Keylla de Araújo Lima, Universidade de Pernambuco - Brasil

Mestre em Educação pela Universidade de Pernambuco, pós-graduada em Educação Ambiental pela Universidade de Pernambuco e Licenciatura Plena pela Universidade de Pernambuco.

Múcio Luiz Banja Fernandes, Universidade de Pernambuco - Brasil

Mestrado Profissional em Educação da Universidade de Pernambuco, campus Mata Norte.

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Publicado

2020-10-24

Cómo citar

LIMA, S. K. de A. .; FERNANDES, M. L. B. . A cultura do maracatu: subsídios para a educação ambiental nas escolas / The maracatu culture: subsidies for environmental education in schools. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 9, n. 3, p. 730–751, 2020. DOI: 10.14393/REPOD-v9n3a2020-57885. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/57885. Acesso em: 27 jul. 2024.

Número

Sección

Dossiê: Políticas educacionais de igualdade racial concepções, reflexões e plur