Cotas Universitárias: Estudo do Desempenho Acadêmico na Graduação após a implementação da Política de Cotas na Universidade Federal de Uberlândia / University Quota Policy: Study of Academic Performance in Graduation Course after the implementation of the
DOI:
https://doi.org/10.14393/REPOD-v9n3a2020-57854Palabras clave:
Cotas, Desempenho Acadêmico, Políticas Públicas, Ensino SuperiorResumen
As universidades sempre desempenharam papel formativo de extrema relevância social. Mas novas demandas sociais surgem exigindo condições mais inclusivas de acesso ao ensino superior de qualidade. Este trabalho objetivou analisar o desempenho acadêmico dos estudantes dos cursos de graduação presenciais da UFU após a implementação da Lei de Cotas. Foram analisados 7548 estudantes e 110 opções de cursos de graduação. Os resultados demonstraram que não cotistas apresentaram maior desempenho nas grandes áreas de Ciências Agrárias, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Sociais Aplicadas, Engenharias, Linguística, Letras e Artes e Multidisciplinares. Já os cotistas obtiveram maiores desempenhos nas áreas de Ciências Biológicas, Ciências da Saúde e Ciências Humanas.
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