Cotas Universitárias: Estudo do Desempenho Acadêmico na Graduação após a implementação da Política de Cotas na Universidade Federal de Uberlândia / University Quota Policy: Study of Academic Performance in Graduation Course after the implementation of the

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v9n3a2020-57854

Palavras-chave:

Cotas, Desempenho Acadêmico, Políticas Públicas, Ensino Superior

Resumo

As universidades sempre desempenharam papel formativo de extrema relevância social. Mas novas demandas sociais surgem exigindo condições mais inclusivas de acesso ao ensino superior de qualidade. Este trabalho objetivou analisar o desempenho acadêmico dos estudantes dos cursos de graduação presenciais da UFU após a implementação da Lei de Cotas. Foram analisados 7548 estudantes e 110 opções de cursos de graduação. Os resultados demonstraram que não cotistas apresentaram maior desempenho nas grandes áreas de Ciências Agrárias, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Sociais Aplicadas, Engenharias, Linguística, Letras e Artes e Multidisciplinares. Já os cotistas obtiveram maiores desempenhos nas áreas de Ciências Biológicas, Ciências da Saúde e Ciências Humanas.

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Biografia do Autor

Ricardo de Oliveira Maximo, Universidade Federal de Uberlândia - Brasil

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Gestão Organizacional da Faculdade de Gestão e Negócios (FAGEN) da Universidade Federal de Uberlândia. Atua na Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD/UFU).

Peterson Elizandro Gandolfi, Universidade Federal de Uberlândia - Brasil

Doutor em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (EAESP/FGV). Docente do Programa de Pós-Graduação em Gestão Organizacional - PPGGO da Faculdade de Gestão e Negócios (FAGEN) da Universidade Federal de Uberlândia.

José Eduardo Ferreira Lopes, Universidade Federal de Uberlândia - Brasil

Doutor em Administração pela FEARP - Universidade de São Paulo (USP). Docente na Universidade Federal de Uberlândia, na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Gestão Organizacional (PPGGO) da Faculdade de Gestão e Negócios (FAGEN/UFU).

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Publicado

2020-10-24

Como Citar

MAXIMO, R. de O. .; GANDOLFI, P. E. .; LOPES, J. E. F. . Cotas Universitárias: Estudo do Desempenho Acadêmico na Graduação após a implementação da Política de Cotas na Universidade Federal de Uberlândia / University Quota Policy: Study of Academic Performance in Graduation Course after the implementation of the. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 9, n. 3, p. 636–654, 2020. DOI: 10.14393/REPOD-v9n3a2020-57854. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/57854. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Políticas educacionais de igualdade racial concepções, reflexões e plur