Programa de Avaliação Seriada da Universidade de Brasília: lições para a avaliação do ensino médio / Serial evaluation program from the University of Brasília: lessons towards the high school’s evaluation
DOI:
https://doi.org/10.14393/REPOD-v9n2a2020-55134Palabras clave:
Programa de Avaliação Seriada (PAS/UnB), Avaliação do Ensino Médio, Ensino SuperiorResumen
O objetivo desse artigo é abordar a trajetória histórica da experiência do Programa de Avaliação Seriada da Universidade de Brasília (PAS) e as suas contribuições para a avaliação do ensino médio no Distrito Federal. A partir das análises teóricas, bibliográficas e documentais, assinalamos que, por meio da compreensão das parametrizações avaliativas de tendência global e o histórico de construção do PAS, é possível detectar um inventário de elementos que o tornam referência para a entrada no Ensino Superior no país, assim como se apresenta como inovação no tocante às aberturas e às possibilidades para seu aperfeiçoamento e aprimoramento como sistema de avaliação, acompanhando o percurso de aprendizagem dos estudantes ao longo de seu percurso de escolarização no ensino médio.
Descargas
Métricas
Citas
BACCHETTO, João Galvão. O vestibular seriado e suas contribuições para o aperfeiçoamento do acesso ao ensino superior. Ensaio: avaliação e políticas públicas em educação, Rio de janeiro, v. 12, n. 43, p. 726 – 736, abr./jun. 2004.
BORDIGNON, Genuíno. Caminhar da educação brasileira: muitos planos, pouco planejamento. In: Planos de Educação no Brasil: planejamento, políticas, práticas. Donaldo Bello de Souza, Angela Maria Martins (orgs.). São Paulo: Edições Loyola, 2014.
BORGES, José Leopoldino das Graças; CARNIELLI, Beatrice Laura. Educação e estratificação social no acesso à universidade pública. Cadernos de Pesquisa, v. 35, n. 124, p. 113-139, 2005.
CASTRO, Elianice Silva. O perfil socioeconômico dos estudantes ingressantes na UnB pelo PAS, subprograma 2011-2013, e o índice de efetividade das cotas para escolas públicas. In: VIII Reunião da ABAVE - Avaliação de Larga Escala no Brasil: Ensinamentos, Aprendizagens e Tendências n. 2, p. 221-232, 2015. Anais. Florianópolis: 2015.
CEBRASPE. Sítio oficial do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos. 2018. Disponível em: http://www.cespe.unb.br/cebraspe/. Acesso em: 25 abr. 2018.
CEPE – CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO. Ata da 263ª Reunião do Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão. UnB, Brasília, 18/08/1995a.
CEPE – CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO. Resolução nº 132/95. UnB, Brasília, 07/12/1995b.
CESAR, Layla Jorge Teixeira. Mecanismos de seleção para o ensino superior e desigualdade educacional: um estudo sobre o PAS e o vestibular na Universidade de Brasília. 2013. 68f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
COSTA, Cláudia Rosana de Araújo. Ensino superior: instrumento de mobilidade econômica? Uma análise da experiência da UnB. 2013. 131f. Dissertação (Mestrado em Economia) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
CUNHA, Eglaísa Micheline Pontes. Sistema universal e sistema de cotas para negros na Universidade de Brasília: um estudo de desempenho. 2006. 98f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de Brasília, Brasília, 2006.
DERZE, Farlley Jorge. A música no Programa de Avaliação Seriada da Universidade de Brasília. 2006. 103 f. Dissertação (Mestrado em Música) – Instituto de Artes, Universidade de Brasília, Brasília, 2006.
DEWEY, John. Vida e educação. Tradução e estudo preliminar de Anísio Teixeira. 9. ed. São Paulo: Edições Melhoramentos, 1975.
DEWEY, John. Democracia e educação: introdução à filosofia da educação. Tradução de Godofredo Rangel e Anísio Teixeira. 4. ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1979.
FERREIRA, Luiz Antônio Miguel; BARROS, Flavia Maria. Impactos das políticas educacionais no cotidiano das escolas públicas - Plano Nacional de Educação. Revista do Ministério Público do Estado de Goiás, v. 1, p. 1, 2015. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/arquivobrasileiroeducacao/article/view/P.2318-7344.2015v3n5p102/9314. Acesso em: 09 jun. 2020. DOI: https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2015v3n5p102.
FRANCO, Alexandre de Paula. Ensino superior no Brasil: cenário, avanços e contradições. Jornal de Políticas Educacionais, v. 2, n. 4, p. 53-63, 2008. Disponível em: < https://revistas.ufpr.br/jpe/article/view/15028/10076> . Acesso em: 09 jun. 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.5380/jpe.v2i4.15028.
GOTTSCHALL, Luciana Mendonça. A influência do Programa de Avaliação Seriada - PAS/UnB no ensino médio: o caso da matemática. Dissertação (Mestrado em Educação) Faculdade de Educação - Pontifícia Universidade Católica de Brasília, 2008.
KUNZ, Sidelmar Alves da Silva. A expressão espacial da qualidade da educação, a partir da lente do PAS/UnB – contribuição para o aprimoramento dos indicadores de avaliação do ensino médio no Distrito Federal. 313 f. Tese (Doutorado – Doutorado em Educação), Universidade de Brasília, 2019.
MANZANO, Maíra Elias; LOPES, Sonia Bueno Carvalho. Conteúdos de biologia em vestibulares seriados. Cadernos de pesquisa, v. 40, n. 139, p. 199-211, jan./abr. 2010. Disponível em < https://www.scielo.br/pdf/cp/v40n139/v40n139a10.pdf >. Acesso em: 09 jun. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-15742010000100010.
NUNES, Eliana dos Reis et al. Interdisciplinaridade: relato de uma pesquisa com professores do ensino médio da área de ciências da natureza e matemática e suas tecnologias. In: Simpósio Nacional de Ensino de Física, São Paulo, 2005.
REIS, Liège Pinheiro dos. A inserção da música no Programa de Avaliação Seriada da Universidade de Brasília (PAS/UnB) e sua repercussão em escolas do ensino médio. 2011. 108f. Dissertação (Mestrado em Música) - Instituto de Artes, Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
RODRIGUES, Marta Maria Assumpção. Políticas Públicas. São Paulo: Publifolha, 2010.
SANTOS, Vanessa Carvalho dos. O Programa de Avaliação Seriada da Universidade de Brasília: análise dos determinantes de acesso ao ensino superior e avaliação do desempenho dos alunos na universidade. 2013. 80f. Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
SILVA, Angela Maria Naves da. Avaliação da experiência do Programa de Avaliação Seriada – PAS da Universidade de Brasília sob a luz da Teoria da Complexidade e da Gestão do Conhecimento. 2007. 120f. Dissertação (Mestrado em Informática) – Programa de Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informação, Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2007.
SOBRAL, Dejano T.; OLIVEIRA, Paulo Gonçalves de. Avaliação Seriada versus Exame Vestibular: semelhanças e diferenças entre coortes no curso de medicina da Universidade de Brasília. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 30, n. 3, p. 181-191, 2006.
TEIXEIRA, Anísio. Educação para a democracia: introdução à administração educacional. 3. ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2007.
TEODORICO, Igor Luis Ribeiro. Um olhar analítico sobre o público e o privado no Programa de Avaliação Seriada da Universidade de Brasília – PAS/UNB. 2013. 44f. Monografia (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
UnB – UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA. Cespe. Jornal do CESPE/UnB. Ano 6 n.º 21 - janeiro, fevereiro e março de 2011. Disponível em: http://ead.cebraspe.org.br/gie/pluginfile.php/21070/mod_resource/content/0/PDF/Jornal_20do_20Cespe_20n21.pdf . Acesso em 20 jun. 17.
UnB – UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA. Cespe. Pesquisa & Avaliação. Passei. Revista de divulgação de iniciativas pedagógicas desenvolvidas no PAS/UnB, n. 2, set/2013 – Brasília, 2013. Disponível em: http://www.cespe.unb.br/pas/arquivos/PASSEI_online_menor_Edicao_2.pdf . Acesso em 27 jun. 17.
UnB – UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA. Cespe. Programa de Avaliação Seriada – Princípios Orientadores. 2020. Disponível em: http://www.cespe.unb.br/interacao/p-orientadores.htm . Acesso em: 01 jul. 2017.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Revista Educação e Políticas em Debate
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.