Tecnologias digitais de informação e comunicação e educação a distância na formação docente: qual inovação? / Digital information and communication technologies and distance education in teacher education: what innovation?
DOI:
https://doi.org/10.14393/REPOD-v9n1a2020-54808Palabras clave:
Tecnologias digitais, Inovação pedagógica, Educação a Distância, Formação de professores, Literacia midiáticaResumen
O artigo traz o cenário da Educação a distância no Brasil, apresentando sua expansão em ofertas de cursos e números de ingressantes. Aponta que, no centro dessa expansão, estão os cursos de licenciatura e a necessidade da superação do uso exclusivamente instrumental dos recursos digitais, rumo à literacia midiática. O objetivo é discutir influências e relações das tecnologias digitais de informação e comunicação e da Educação a Distância na formação de professores. De que maneira esses fatores podem contribuir com a inovação pedagógica, fundamentada em uma perspectiva emancipadora de educação? A partir de referencial teórico, alicerçado na necessidade do uso crítico e criativo das tecnologias digitais de informação e comunicação, as autoras dialogam com a inovação pedagógica e a literacia midiática para a promoção de um cenário promissor para a educação a distância.
Descargas
Métricas
Citas
ALTON, Grizzle; MOORE, Penny; DEZZUANNI, Michael; ASTHANA, Sanjay; WILSON, Carolyn; BANDA, Fackson ; ONUMAH, Chido. Alfabetização midiática e informacional: diretrizes para a formulação de políticas e estratégias. Brasília: UNESCO, Cetic.br, 2016, 204 p. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000246421. Acesso em: 3 mar. 2020.
ALVES, João Roberto Moreira. In: ______. LITTO, Fredrich Michael. FORMIGA, Manoel Marcos Maciel (Orgs.). Educação a Distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009. Cap. 2, p. 9-13.
BORGES, Gabriela; FANTIN, Monica. Competências midiáticas e a produção audiovisual entre jovens: experiências investigativas e formativas. In: ______. BORGES, Gabriela; SILVA, Márcia Barbosa da (orgs.). Competências midiáticas em cenários brasileiros. Interfaces entre comunicação, educação e artes. Juiz de Fora: Ed. da UFJF, 2019. Cap. 3, p. 57-83. Disponível em: https://www.ufjf.br/ppgcom/2020/03/05/selo-editorial-pesquisa-em-comunicacao-e-sociedade-lanca-sua-primeira-obra-2/. Acesso em 2 marc. 2020.
BORGES, Gabriela; SILVA, Márcia Barbosa da (orgs.). Competências midiáticas em cenários brasileiros. Interfaces entre comunicação, educação e artes. Juiz de Fora: Ed. da UFJF, 2019. Disponível em: https://www.ufjf.br/ppgcom/2020/03/05/selo-editorial-pesquisa-em-comunicacao-e-sociedade-lanca-sua-primeira-obra-2/. Acesso em 2 marc. 2020.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Censo da Educação Superior 2018: notas estatísticas. Brasília, 2019. Disponível em: http://download.inep.gov.br/educacao_superior/censo_superior/documentos/2019/censo_da_educacao_superior_2018-notas_estatisticas.pdf. Acesso em: 3 mar. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular. Brasília, DF: MEC, 2018. Disponível em: Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 27 marc. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Decreto 5.622 de 19 de dezembro de 2005. Regulamenta o art. 80 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/sesu/arquivos/pdf/portarias/dec5.622.pdf. Acesso em: 13 fev. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Decreto 5.800, de 08 de junho de 2006. Dispõe sobre o Sistema Universidade Aberta do Brasil - UAB. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/2006/decreto-5800-8-junho-2006-543167-publicacaooriginal-53181-pe.html. Acesso em: 13 feb 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Decreto 9.057 de 25 de maio de 2017. Regulamenta o art. 80 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2017/Decreto/D9057.htm. Acesso em: 13 fev. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Censo da Educação Superior 2018: notas estatísticas. Brasília, 2019. Disponível em: http://download.inep.gov.br/educacao_superior/censo_superior/documentos/2019/censo_da_educacao_superior_2018-notas_estatisticas.pdf. Acesso em: 13 fev. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 13 fev. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº. 1.428, de 28 de dezembro de 2018. Dispõe sobre a oferta, por Instituições de Educação Superior - IES, de disciplinas na modalidade a distância em cursos de graduação presencial. Disponível em: http://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/57496468/do1-2018-12-31-portaria-n-1-428-de-28-de-dezembro-de-2018-57496251. Acesso em: 13 fev. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº. 4.059, de 10 de dezembro de 2004. Trata da oferta de 20% da carga horária total de cursos de graduação na modalidade a distância. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/sesu/arquivos/pdf/nova/acs_portaria4059.pdf. Acesso em: 13 fev.
BRASIL. Ministério da Educação. Referenciais de Qualidade para a Educação Superior. Brasília, DF, agosto de 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/legislacao/refead1.pdf. Acesso em: 13 fev. 2020
COSTA, Fernando Albuquerque. O potencial transformador das TIC e a formação de professores e educadores. In: ______. SILVA, Bento Duarte da; ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de; DIAS, Paulo. Cenários de inovação para a educação na sociedade digital. São Paulo: Edições Loyola, 2013, p. 47-74.
FERRÉS, Joan; PISCITELLI, Alejandro. Competência midiática: proposta articulada de dimensões e indicadores. Lumina, v. 9, n, 1, jun., 2015, p. 1-16, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/21183/11521. Acesso em: 1 mar. 2020.
FREIRE, Paulo. A educação na cidade. São Paulo, 1995, 144 p.
GATTI, Bernadete Angelina; BARRETO, Elba Siqueira de Sá. Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília: UNESCO, 2009, 294 p.
IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. Tradução de Silvana Cabucci Leite. São Paulo: Cortez, 2011, 127 p. Tradução de: Formase para el cambio y la incertidumbre.
MILL, Daniel. Das inovações tecnológicas às inovações pedagógicas: considerações sobre o uso de tecnologias na Educação a Distância. In: ______. MILL, Daniel Ribeiro Silva; PIMENTEL, Nara Maria (Orgs.). Educação a Distância: desafios contemporâneos. São Paulo: EdUFSCar, 2010. Cap. 3, p. 43-57.
MILL, Daniel; PIMENTEL, Nara Maria. Institucionalização e políticas públicas em Educação a Distância: desafios contemporâneos dos processos educacionais. In: ______. MILL, Daniel Ribeiro Silva; PIMENTEL, Nara Maria (Orgs.). Educação a Distância: desafios contemporâneos. São Paulo: EdUFSCar, 2010. Cap. 15, p. 235-243.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Atualizada legislação que regulamenta Educação a Distância no país. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/ultimas-noticias/212-educacao-superior-1690610854/49321-mec-atualiza-legislacao-que-regulamenta-educacao-a-distancia-no-pais. Acesso em: 13 fev. 2020.
NIC.BR. Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nas escolas brasileiras: TIC educação 2018. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2019, 410 p. Disponível em: https://cetic.br/media/docs/publicacoes/216410120191105/tic_edu_2018_livro_eletronico.pdf. Acesso em: 12 fev. 2020.
NUNES, Ivônio Barros. A história da EaD no mundo. In: ______. LITTO, Fredrich Michael. FORMIGA, Manoel Marcos Maciel (Orgs.). Educação a Distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009. Cap. 1, p. 2-8.
PIMENTA, Maria Alzira; PRATA-LINHARES, Martha Maria. Conhecimento e consumo: desafios para a educação na era da cultura midiática. Revista e-Curriculum, São Paulo, n.11, v.03, set./dez. 2013, p. 794-912. Disponível em: http://revistas.pucsp.br/curriculum/article/view/11452/13293. Acesso em: 28 fev. 2020.
PIMENTA, Maria Alzira; PRATA-LINHARES, Martha Maria; MELO, Tágides Renata de. Professores universitários, competência midiática e autoscopia. In: ______. BORGES, Gabriela. SILVA, Márcia Barbosa da (Orgs.). Competências midiáticas em cenários brasileiros. Interfaces entre comunicação, educação e artes. Juiz de Fora: Ed. da UFJF, 2019. Cap. 5, p. 109- 136.
SCHLEMMER, Eliane. Inovações? Tecnológicas? na educação. In: ______. MILL, Daniel Ribeiro Silva; PIMENTEL, Nara Maria. Educação a Distância: desafios contemporâneos. São Carlos: EdUFSCar, 2010. Cap 5, p. 69-88.
SILVA, Márcia Barbosa da; FERREIRA, Soraya Vieira; SOUZA, Marcus Vinicius Branco de. A competência midiática na formação de universitários. In: ______. BORGES, Gabriela; SILVA, Márcia Barbosa da (orgs.). Competências midiáticas em cenários brasileiros. Interfaces entre comunicação, educação e artes. Juiz de Fora: Ed. da UFJF, 2019. Cap. 4, p. 84-108.
VALENTE, José Armando. As tecnologias e as verdadeiras inovações na educação. In: ______. SILVA, Bento Duarte da; ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de; DIAS, Paulo. Cenários de inovação para a educação na sociedade digital. São Paulo: Edições Loyola, 2013, p. 35-46.