Tutoria online: desafios da docência em tempos e espaços digitais / Online tutoring: challenges of the teaching in digital times and spaces

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v9n1a2020-54803

Palabras clave:

EAD, Legislação, Docência, Tutor Online

Resumen

Este artigo aborda a tutoria online no ensino superior na modalidade a distância como prática docente mediada pelas tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC). Apoia-se na pesquisa documental para apresentar uma síntese de marcos legais da educação a distância (EAD) no Brasil a fim de refletir sobre o papel do tutor em cursos de graduação nessa modalidade. Além disso, revisa referenciais teóricos sobre o tutor online por sua importância na mediação do processo de ensino e aprendizagem na sala de aula eletrônica. Conclui que, no campo das políticas de educação a distância, é necessário o debate sobre a tutoria online para compreensão e reconhecimento do trabalho docente desempenhado pelo tutor atuante no ensino superior não presencial.

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Biografía del autor/a

Aléxia Pádua Franco, Universidade Federal de Uberlândia - UFU - Minas Gerais - Brasil

Professora da Faculdade de Educação e do Centro de Educação a Distância da Universidade Federal de Uberlândia - UFU. Doutora em Educação pela UNICAMP. Professora PPGED/UFU. E-mail: alexia@ufu.br;
Lattes: http://lattes.cnpq.br/4607042780750206; ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2715-3627.

Renata de Oliveira Souza Carmo, Universidade de Uberaba - UNIUBE - Brasil

Professora da Universidade de Uberaba - Uniube. Mestre em Educação pela UFU. E-mail: renatadeoliveira.carmo@gmail.com; Lattes: http://lattes.cnpq.br/4329972745926849; ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0997-0754.

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Publicado

2020-05-15

Cómo citar

FRANCO, A. P. .; CARMO, R. de O. S. . Tutoria online: desafios da docência em tempos e espaços digitais / Online tutoring: challenges of the teaching in digital times and spaces. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 107–120, 2020. DOI: 10.14393/REPOD-v9n1a2020-54803. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/54803. Acesso em: 21 dic. 2024.

Número

Sección

Dossiê: Políticas públicas de educação a distância: desafios atuais