Visões Sobre Inclusão Escolar No Contexto De Educação Especial: PCN X BNCC
DOI:
https://doi.org/10.14393/REPOD-v8n2a2019-50943Palabras clave:
Currículo, Escola, deficiência, Parâmetros, Base NacionalResumen
A realidade da inclusão escolar necessita ser discutida para busca de melhorias a fim de garantir um processo de ensino que esteja de acordo com as singularidades de cada aluno. Este estudo analisa os documentos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) referentes a Educação Especial dentro do contexto Inclusão Escolar. Após análise foi possível considerar que o conteúdo do PCN traz maiores colaborações ao professor do que a BNCC, que além de não tratar da Educação Inclusiva em específico, transfere para cada currículo escolar, o que não garante que esta seja observada com a devida atenção e importância. Faz-se necessária a discussão uma vez que a BNCC possui caráter normativo e tem perspectivas de garantir uma educação igualitária a todos.
Descargas
Métricas
Citas
ADUFEPE. Associação dos Docentes da UFPE. Fórum Pernambucano em Defesa da Educação Básica. 2018. Disponível em: < https://www.adufepe.org.br/entidades-instalam-forum-em-defesa-da-educacao-basica/>. Acesso em 03 de Nov. de 2019. https://doi.org/10.34019/1984-5499.2018.v20.19103
ANPED. A Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), 2015. Disponível em: <http://www.anped.org.br/sites/default/files/images/a_anped_e_a_bncc_versao_final.pdf > Acesso em 03 de Nov. de 2019. https://doi.org/10.1590/s1413-24782019240045
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF. Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm >. Acesso em: 13 jan. 2019. https://doi.org/10.11606/d.2.2010.tde-13122010-160747
BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Base Nacional Comum Curricular (BNCC), 2018. Brasília, DF. Disponível em: <http://download.basenacionalcomum.mec.gov.br/>. Acesso em: 12 jan. 2019. https://doi.org/10.22409/mov.v5i8.472
BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Parâmetros Curriculares Nacionais Adaptações Curriculares - Estratégias para Educação de Alunos com Necessidades Especiais, 1998. Brasília, DF.
BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, 2007. Brasília, DF. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/diretrizes_compromisso.pdf>. Acesso em: 13 jan. 2019. https://doi.org/10.5380/jpe.v4i8.21827
BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC/SEESP, 2008. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf >. Acesso em 16 de Ago. de 2018. https://doi.org/10.17648/galoa-cbee-6-29723
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília-DF, 1997. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro01.pdf>. Acesso em: 20 dez 2018. https://doi.org/10.7867/1809-0354.2018v13n1p152-168
FERNANDES, Sueli. Fundamentos para Educação Especial. 2 ed. rev. e atual. Curitiba: Ibpex 2011.
FERREIRA, Windzy Brazão. O conceito de diversidade no BNCC: relações de poder e interesses ocultos. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 9, n. 17, p. 299-319, jul./dez. 2015.
FRANCO, Monique. Os PCN e as Adaptações Curriculares Para Alunos Com Necessidades Educacionais Especiais: Um Debate. Anais: 23ª Reunião anual da ANPEd - GT de Educação Especial. Caxambú - Set, 2000. Disponível em: < https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistateias/article/view/23851/16824 > Acesso em 24 Mar. 2019. https://doi.org/10.17648/galoa-cbee-6-28925
GARCIA, Rosalba Maria Cardoso; MICHELS, Maria Helena. Sistema Educacional Inclusivo: conceito e implicações na Política Educacional Brasileira. Cadernos CEDES, v. 34, n. 93, p. 157-173, maio-ago. 2014. https://doi.org/10.1590/s0101-32622014000200002
GLAT, Rosana. A Educação Inclusiva: Ensino Fundamental para portadores de necessidades especiais. Fundamentos das Classes Iniciais do Ensino Fundametal. Curitiba: IESDE Brasil S.A. 2009.
KUPFER, Maria Cristina; PETRI, Renata. Por que ensinar a quem não aprende? Estilos da Clínica: Revista sobre a Infância com Problemas, v. 5, n. 9, 109-117, 2000. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v5i9p109-117
LESSA, Paula Batista. Os PCN em Materiais Didáticos para Formação de Professores. 238f. Tese (Doutorado em Educação, área de concentração, Gestão, Avaliação e Políticas Públicas) Universidade Federal de Juiz de Fora. Juíz de Fora, 2012. Disponível em: < http://www.ufjf.br/ppge/files/2012/05/Tese-Paula-Batista-Lessa1.pdf > Acesso em: Acesso em 24 Mar. 2019. https://doi.org/10.1590/s2176-6681/367313975
MACEDO, Elizabeth. Base nacional curricular comum: novas formas de sociabilidade
produzindo sentidos para a educação. Revista e Curriculum, São Paulo, v. 12, n. 03, p. 1530-1555, Out/Dez, 2014.
MERCADO, Elisangela Leal de Oliveira; FUMES, Neiza Lourdes Frederico Base Nacional Comum Curricular e a Educação Especial no contexto da Inclusão Escolar. Anais: 10ª Encontro Internacional de Formação de professores e 11º Fórum permanente internacional de inovação educacional. v. 10, n. 1 (2017). https://doi.org/10.17648/galoa-cbee-6-28859
MOREIRA, Antônio Flávio. A qualidade e o currículo da educação básica brasileira. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.
SARTORETTO, Maria Lúcia. Inclusão Escolar: um direito de alunos com e sem deficiência. Portal Só Pedagogia, 2008. Disponível em: < http://www.pedagogia.com.br/artigos/inclusaoescolar/ > Acesso em 16 de Agos. 2018. https://doi.org/10.11606/t.48.2018.tde-04122018-183600
SCHERER, Renata Porcher; DAL’IGNA, Maria Cláudia. Professoras do atendimento educacional especializado: intervenção clínica ou pedagógica? Acta Scientiarum. Education, Maringá, v. 37, n. 4, p. 415-425, Oct.-Dec., 2015. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v37i4.24642
SILVA, Mônica Ribeiro da. Perspectivas Curriculares Contemporâneas. Curitiba: InterSaberes, 2012.