GO PISA! Indicativos para elaboração de políticas públicas educacionais

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v8n2a2019-49327

Palabras clave:

PISA, Educação Comparada, Políticas Públicas

Resumen

Este artigo tem como base a avaliação do PISA (Programme for International Student Assessment) realizada em 2015, mais especificamente a coleta de dados com foco na atuação de estudantes e professores do Brasil, com o objetivo de apresentar indicativos para possível elaboração de políticas públicas para educação no País. O estudo constitui-se da análise de informações, tomando como metodologia as diretrizes de comparação da efetividade educacional com os países participantes e os resultados obtidos com os alunos brasileiros que atendem muitos quesitos, principalmente da rede federal de educação. A análise demonstra que são necessários investimentos em formação dos professores, infraestrutura nas escolas e definição da continuidade dos meios de avaliação por meio de políticas de Estado.

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Publicado

2019-12-12

Cómo citar

GOMES, M. C. .; PIMENTEL, T. R. .; BRITO, R. de O. . GO PISA! Indicativos para elaboração de políticas públicas educacionais. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 233–253, 2019. DOI: 10.14393/REPOD-v8n2a2019-49327. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/49327. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos de Demanda Contínua