O Movimento Todos pela Educação como agente articulador do campo econômico na agenda para o Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.14393/REPOD.issn.2238-8346.v6n3a2017-08Palabras clave:
Juventude, Projeto formativo, Ensino MédioResumen
Este texto tem por objetivo, inicialmente, indicar alguns elementos conceituais bourdieusianos que são importantes para a discussão sobre a relevância do movimento Todos Pela Educação (TPE), na construção de uma agenda para o ensino médio. Parte do pressuposto que algumas premissas apresentadas pelo TPE são históricas e vinculadas a um projeto de formação para a juventude, mas que se constituíram de modo singular desde a criação desse Movimento. O trabalho recorreu a documentos constitutivos do TPE, bem como ao acervo de publicações oriundas de estudos, pesquisas, entrevistas, relatórios e outros documentos, disponibilizadas no site do TPE para apreender a proposta de ensino médio subjacente.
Descargas
Métricas
Citas
AZEVEDO, Janete M. Lins de. A educação como política pública.Campinas, SP: Autores Associados, 1997.
BONNEWITZ, Patrice. Primeiras lições sobre a sociologia de Pierre Bourdieu. 2ª ed. Petrópolis: Vozes, 2003.
BOURDIEU, Pierre. Sobre o Estado. São Paulo: Companhia das Letras, 2014.
BOURDIEU, Pierre. O senso prático. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.
BOURDIEU, Pierre. Escritos de Educação. Maria Alice e Afrânio Catani (organizadores). Petrópolis, RJ: Vozes, 1998.
BOURDIEU, Pierre. Razões práticas. Campinas/SP: Papirus, 1996.
BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. 2. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1989.
JOHANNPETER, Jorge Gerdau. Educação versus indignação. São Paulo: Folha de São Paulo/Mercado. 25 de junho de 2006. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/dinheiro/fi2506200610.htm. Acessado em 09/08/2015.
KUENZER, Acacia Zeneida. Exclusão includentee inclusão excludente: a nova forma de dualidade estrutural que objetiva as novas relações entre educação e trabalho. In: Saviani, D.; Sanfelice, J.L.; Lombardi, J.C. (Org.). Capitalismo, trabalho e educação. 3. ed. Campinas: Autores Associados, 2005.
MARTINS, Érika Moreira. “Movimento Todos Pela Educação”: um projeto de nação para a educação brasileira. Campinas, 2013. Dissertação de Mestrado.
MONTAÑO, Carlos. Terceiro setor e questão social; crítica ao padrão emergente de intervenção social. São Paulo: Cortez, 2010.
OLIVEIRA, Valdirene Alves de. As políticas para o ensino médio no período de 2003 a 2014: disputas, estratégias, concepções e projetos. 2017. Tese (Doutorado em Educação) 318 p. –Universidade Federal de Goiás, 2017. Disponível em: https://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstream/tede/7623/5/Tese%20%20Valdirene%20Alves%20de%20Oliveira%20-%202017.pdf.
SHIROMA, Eneida Oto. EVANGELISTA, Olinda. Estado, capital e educação: reflexões sobre hegemonia e redes de governança. Revista Educação e Fronteiras On-Line, Dourados/MS, v.4, n.11, p.21-38, mai./ago. 2014.
TPE. Todos pela Educação. Anuário Brasileiro da Educação Básica. São Paulo: Moderna, 2016.
TPE. Todos pela Educação. Disponível em: https://www.todospelaeducacao.org.br/. Acessado em 25/01/2019.
TPE. Todos Pela Educação: 5 Anos, 5 Metas, 5 Bandeiras. São Paulo, Todos pela Educação, 2012.