Apresentação

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD.issn.2238-8346.v7n3a2018-02

Resumen

No presente dossiê intitulado “Formação inicial e continuada de profissionais da educação: vieses políticos necessários” apresentamos como foco de reflexões alguns desafios que esses profissionais têm presenciado face às políticas educacionais existentes. Com efeito, este trabalho conta com a participação de pesquisadores que se dedicam a estudos da temática em tela, os quais encontram-se vinculados a Programas de Doutorados Interinstitucionais (DINTER) realizados entre a Universidade Federal de Uberlândia – UFU e Universidade Federal do Piauí − UFPI (2016-2020), e entre a Universidade Federal de Uberlândia e - UFU e Universidade Federal do Amapá − Unifap (2010-2014).

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Silvana Malusá, Universidade Federal de Uberlândia - UFU - Minas Gerais - Brasil

Professora Associada IV da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Doutora e Pós-doutora em Educação.
Coordenadora Pedagógica DINTER/UFU/UFPI. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Desenvolvimento
profissional e docência universitária: saberes e práticas educativas.

José Petrúcio de Farias Júnior, Universidade Federal do Piauí - UFPI - Piauí - Brasil

Professor Adjunto I da Universidade Federal do Piauí. Doutor em História e Pós-Doutor em Educação
Coordenador Financeiro DINTER/UFU/UFPI. Coordenador dos Grupos de Pesquisas: Laboratório de História
Antiga e Medieval História e Culturas Religiosas.

Guilherme Saramago de Oliveira, Universidade Federal de Uberlândia - UFU - Minas Gerais - Brasil

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Professor Programa de Pós-graduação
em Educação (PPGED/UFU) e da Faculdade de Educação (FACED/UFU).

Citas

ASSMANN, Hugo. Crítica à lógica da exclusão:ensaios sobre economia e teologia. São Paulo: Paulus, 1994.

DOWBOR, Ladislau. Da globalização ao poder local: a nova hierarquia dos espaços. In: FREITAS, M. C. (Org.). A reinvenção do futuro:trabalho, educação, política na globalização do capitalismo. São Paulo: Cortez; Bragança Paulista, SP: USF-IFAN, 1996.

MALUSÁ, Silvana. O docente, o sistema socioeconômico atual, a ética, e os desafios à educação. Revista de Educação do Cogeirme. Ano 10,n.18, p.25-34, 2001.

SACRISTÁN, José Gimeno.Políticas de la diversidad para uma educación democrática igualadora. In: SIPÁN COMPAÑE, A. (Coord.). Educar para la Diversidad en el siglo XXI.Zaragoza (Espanha): Mira, 2001.

Publicado

2018-12-21

Cómo citar

MALUSÁ, S.; FARIAS JÚNIOR, J. P. de; OLIVEIRA, G. S. de. Apresentação. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 7, n. 3, p. 378–382, 2018. DOI: 10.14393/REPOD.issn.2238-8346.v7n3a2018-02. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/47354. Acesso em: 26 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê: Formação inicial e continuada de profissionais da educação: vieses políticos necessários