Políticas públicas para a educação do campo e formação de professores no Brasil

Autores/as

  • Suze da Silva Sales Universidade Federal do Tocantins - UFT - Tocantins - Brasil
  • Alessandro Rodrigues Pimenta Universidade Federal do Tocantins - UFT - Tocantins - Brasil

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD.issn.2238-8346.v7n1a2018-07

Palabras clave:

Formação de professores, Políticas públicas para Educação, Educação do Campo

Resumen

O artigo tem por objetivo analisar fatores e sujeitos determinantes no percurso de implantação da política pública de criação de cursos de formação de professores para atuarem em escolas do/no campo. Tais políticas ganharam força a partir da primeira década dos anos 2000, quando movimentos sociais ligados à terra, apoiados e financiados direta/indiretamente por organismos nacionais e internacionais, encontraram momentos profícuos à conquista e à institucionalização de Licenciaturas em Educação do Campo, planejadas e financiadas pelo Estado brasileiro, via Ministério da Educação e propostas por Instituições Federais de Ensino Superior. Almeja-se que tais análises possam oferecer subsídios para a ampliação das discussões sobre as políticas destinadas às populações campesinas no Brasil.

 

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Biografía del autor/a

Suze da Silva Sales, Universidade Federal do Tocantins - UFT - Tocantins - Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Professora Assistente na Universidade Federal do Tocantins (UFT). 

Alessandro Rodrigues Pimenta, Universidade Federal do Tocantins - UFT - Tocantins - Brasil

Doutor em Filosofia pela Universidade Gama Filho (UGF). Professor Adjunto da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e Vice-Coordenador do Mestrado Profissional em Filosofia (UFPR/UFT). 

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Publicado

2018-04-30

Cómo citar

SALES, S. da S.; PIMENTA, A. R. Políticas públicas para a educação do campo e formação de professores no Brasil. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 77–94, 2018. DOI: 10.14393/REPOD.issn.2238-8346.v7n1a2018-07. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/46398. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê: Políticas de Educação do Campo