Docência na Educação infantil: um estudo do sentido pessoal para refletir sobre políticas públicas
DOI:
https://doi.org/10.14393/REPOD.issn.2238-8346.v6n1a2017-04Palabras clave:
Sentido pessoal, Atividade docente, Educação InfantilResumen
Este artigo busca discutir o sentido pessoal da atividade docente do professor da Educação Infantil. Partimos do referencial de que a Educação deve permitir a apropriação dos conhecimentos historicamente acumulados e temos a Psicologia Histórico-Cultural como forma de compreensão da realidade. Assim, estudar o sentido pessoal construído pelo docente ao exercer sua atividade nos permite elaborar contribuições à Educação e às políticas públicas. Desta forma, entrevistamos e acompanhamos a rotina de trabalho de duas professoras da Educação Infantil para depreendermos nossas análises. Percebemos, dentre outros aspectos, que as condições de trabalho oferecidas às docentes interfere no modo como vivenciam e se apropriam de suas atividades, incidindo em como atuam em sala de aula.
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