Docência na Educação infantil: um estudo do sentido pessoal para refletir sobre políticas públicas

Autores/as

  • Camila Turati Pessoa Universidade de Brasília (UnB)
  • Nilza Sanches Tessaro Leonardo Universidade Estadual de Maringá (UEM)

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD.issn.2238-8346.v6n1a2017-04

Palabras clave:

Sentido pessoal, Atividade docente, Educação Infantil

Resumen

Este artigo busca discutir o sentido pessoal da atividade docente do professor da Educação Infantil. Partimos do referencial de que a Educação deve permitir a apropriação dos conhecimentos historicamente acumulados e temos a Psicologia Histórico-Cultural como forma de compreensão da realidade. Assim, estudar o sentido pessoal construído pelo docente ao exercer sua atividade nos permite elaborar contribuições à Educação e às políticas públicas. Desta forma, entrevistamos e acompanhamos a rotina de trabalho de duas professoras da Educação Infantil para depreendermos nossas análises. Percebemos, dentre outros aspectos, que as condições de trabalho oferecidas às docentes interfere no modo como vivenciam e se apropriam de suas atividades, incidindo em como atuam em sala de aula. 

 

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Biografía del autor/a

Camila Turati Pessoa, Universidade de Brasília (UnB)

Doutora em Psicologia pela Universidade de Brasília (UnB).

Nilza Sanches Tessaro Leonardo, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Doutora em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Professora do departamento de Psicologia, do Programa de Pós-graduação em Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas - Mestrado Profissional da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

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Publicado

2019-01-23

Cómo citar

PESSOA, C. T.; LEONARDO, N. S. T. Docência na Educação infantil: um estudo do sentido pessoal para refletir sobre políticas públicas. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 6, n. 1, 2019. DOI: 10.14393/REPOD.issn.2238-8346.v6n1a2017-04. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/46380. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê: Políticas educacionais para a educação infantil: dilemas atuais