Teaching in children's education: a study of the personal sense to reflect on public policies

Authors

  • Camila Turati Pessoa Universidade de Brasília (UnB)
  • Nilza Sanches Tessaro Leonardo Universidade Estadual de Maringá (UEM)

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD.issn.2238-8346.v6n1a2017-04

Keywords:

Personal sense, Teaching activity, Childhood Education

Abstract

This article aims to discuss the personal sense of the teaching activity of the Early Childhood Education. We start from the reference that Education must allow the appropriation of historically accumulated knowledge and we have Historical-Cultural Psychology as a way of understanding reality. Thus, studying the personal sense built by the teacher in the exercise of his / her activity allows us to elaborate contributions to Education and public policies. In this way, we interviewed and followed the routine work of two teachers of Early Childhood Education to show our analyzes. We noticed, among other aspects, that the working conditions offered to teachers interfere in the way they experience and appropriate their activities, focusing on how they act in the classroom. 

 

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Camila Turati Pessoa, Universidade de Brasília (UnB)

Doutora em Psicologia pela Universidade de Brasília (UnB).

Nilza Sanches Tessaro Leonardo, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Doutora em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Professora do departamento de Psicologia, do Programa de Pós-graduação em Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas - Mestrado Profissional da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

References

ANDALÓ, C. S. A. Fala Professora! Repensando o aperfeiçoamento docente. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995.

ASBAHR, F. S. F.Sentido pessoal, significado social e atividade de estudo: uma revisão teórica. Revista Quadrimestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, SP, 18, (2), pp. 265-272, 2014.

ASBAHR, F. S. F. Por que aprender isso professora? Sentido pessoal e atividade de estudo na Psicologia Histórico-Cultural. Tese de Doutorado. Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, 2011.

ASBAHR, F. S. F.; NASCIMENTO, C. P. Criança não é manga, não amadurece: conceito de maturação na Teoria Histórico-Cultural. Psicologia: Ciência e Profissão.33 (2), pp. 414-427, 2013.

BASSO, I. S. Significado e Sentido do trabalho docente. Caderno CEDES. 19 (44), 1998.

BARBOSA, A. Salários docentes, financiamento e qualidade da Educação no Brasil. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 39, n. 2, p. 511-532, abr./jun, 2014.

DUARTE, N. A anatomia do homem é a chave da anatomia do macaco: A dialética em Vigotski e em Marx e a questão do saber objetivo na educação escolar. Educação e Sociedade, ano XXI, nº 71, 79-115, 2000.

EIDT, N. M. A categoria “atividade” na Psicologia Histórico-Cultural e a categoria trabalho na filosofia marxista: uma discussão introdutória. Monografia de Especialização em Teoria Histórico-Cultural. Universidade Estadual de Maringá, Maringá, PR, 2006.

FACCI, M. G. D. “Professora, é verdade que ler e escrever é uma coisa fácil?” – Reflexões em torno do processo ensino-aprendizagem na perspectiva Vigotskiana. In: MEIRA,M. E., & FACCI, M. G. (Orgs.). Psicologia Histórico-Cultural: contribuições para o encontro entre a subjetividade e a educação. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2007.

KOSIK, K. Dialética do Concreto. (NEVES, C. & TORÍBIO, S., Trad.) Rio de Janeiro: Paz e Terra. (Obra original publicada em 1963), 1969.

KUHLMANN JR., M. Infância e Educação Infantil: uma abordagem histórica. Porto Alegre: Mediação, 1998.

LEONTIEV, A. N. O desenvolvimento do psiquismo. Lisboa: Horizonte Universitário. (Obra original publicada em 1975), 1978.

LEONTIEV, A. N. Actividad, Conciencia, Personalidad. Habana: Editorial Pueblo y Educación. (Obra original publicada em 1975), 1983.

MARTINS, L. M.; EIDT, N. M. Trabalho e atividade: categorias de análise na psicologia histórico-cultural do desenvolvimento. Psicologia em Estudo, 15(4), 675-683, 2010.

MENDONÇA, F. W. A organização da atividade de ensino pelo professor alfabetizador: a contribuição da teoria histórico-cultural. Curitiba: Editora CRV, 2018.

SAVIANI, D. Escola e Democracia. Campinas, SP: Autores Associados, 2008.

SILVA, S. M. Psicologia escolar e arte: uma proposta para a formação e atuação profissional. Campinas, SP: Editora Alínea, 2005.

SUZUKI, M. A.; LEONARDO, N. S. T. A medicalização da vida e dos processos escolares: uma prática social de controle. In N.S. T. LEONARDO, Z. F. R. G. LEAL; A. F. FRANCO. Educação Escolar e apropriação do conhecimento: questões contemporâneas. Maringá: Eduem, 2016.

TONET, I. Método Científico–uma abordagem ontológica. 1ª Ed. São Paulo: Instituto Lukács, 2013.

VARGAS, F. J.; SAZATORNIL, J. L. L.; CISTERNAS, C. F. Aprendizajes, inclusión y justicia social en entornos educativos multiculturales. REIDE: Revista Electrónica de Investigación Educativa. 19 (3), pp. 10-23, 2017.

VYGOTSKI, L. S.A transformação socialista do homem. (Trad. N. Doria). Marxists Internet Archieve. Disponível em: https://marxists.anu.edu.au/portugues/vygotsky/1930/mes/transformacao.htm, 1930.

VIGOTSKI, L. S. A construção do pensamento e da linguagem. (Trad. P. Bezerra). São Paulo: Martins Fontes. (Obra original publicada em 1934), 2001.

Published

2019-01-23

How to Cite

PESSOA, C. T.; LEONARDO, N. S. T. Teaching in children’s education: a study of the personal sense to reflect on public policies. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 6, n. 1, 2019. DOI: 10.14393/REPOD.issn.2238-8346.v6n1a2017-04. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/46380. Acesso em: 23 nov. 2024.

Issue

Section

Dossiê: Políticas educacionais para a educação infantil: dilemas atuais