EDUCAÇÃO MUSICAL EM CLASSES HOSPITALARES: ANÁLISE DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFISSIONAIS DOS HOSPITAIS
DOI:
https://doi.org/10.14393/REPOD-v4n1a2015-31318Resumen
Este artigo tem por objetivo discutir as representações sociais da educação musical em classes hospitalares da rede municipal de ensino de Salvador. A análise dos dados, feita com base na teoria das representações sociais de Serge Moscovici, revela que os profissionais dos hospitais, apesar de sinalizarem a função educativa da música, em geral, associam a educação musical a uma atividade terapêutica, que visa proporcionar a elevação da autoestima, a diminuição da ansiedade, alegria e o alívio da dor. Observa-se que os sentidos atribuídos ao ensino de música em classes hospitalares de Salvador distanciam-se da perspectiva de teóricos que se debruçam sobre o campo da educação musical.
Descargas
Métricas
Citas
ARROYO, Margarete. Educação Musical na contemporaneidade. II Seminário Nacional de Pesquisa em Música da UFG. Disponível em: http://bit.ly/ensB8v. Acesso em: 22 Abr. de 2011.
BRASIL. Lei nº 7.853/1989. Atendimento educacional especializado em classes hospitalares e por meio de atendimento pedagógico domiciliar. Disponível em: http://www.camara.gov.br/sileg/integras/243213.pdf. Acesso em: 06 de Jul. 2011.
CARMO, Rosângela Silva do; CUNHA, Eudes Oliveira. Educação musical em ambiente hospitalar: uma experiência no município de Salvador. In: Anais do IX Encontro Regional da ABEM Nordeste. 2010, Natal-RN.
CUNHA, Eudes Oliveira; MACHADO, Cristiane Santos. Estilos musicais e suas possíveis implicações na violência: um estudo das representações sociais de jovens de escolas públicas de Salvador. In: 18º Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste – EPENN. MaceióAL, 2007.
FONSECA, Eneida Simões da. Atendimento escolar no ambiente hospitalar. São Paulo: Memnon, 2003.
GOMES, Celma Borges. Família e violência: laços desfeitos e partidos. In: MACEDO, Roberto Sidnei; MUNIZ, Dinéia Maria Sobral (Org.). Educação, Tradição e Contemporaneidade: tessituras pertinentes num contexto de pesquisa educacional. Salvador: EDUFBA, 2006. P. 47-85.
MACEDO, Roberto Sidnei. Etnopesquisa crítica, etnopesquisa-formação. Brasília: Líber Livro Editora, 2006.
MOSCOVICI, Serge. Representações sociais, investigações em psicologia social. Petrópolis: Ed. Vozes, 2003.
PARO, Vitor Henrique. Gestão escolar, democracia e qualidade do ensino. São Paulo: Ática, 2007.
PENNA, Maura. Musica(s) e seu ensino. 2. Ed. rev e ampl. Porto Alegre: Sulina, 2010.
SUBTIL, Maria José Dozza. Mídias, música e escola: práticas musicais e representações sociais de crianças de 9 a 11 anos. In: Revista da abem. n. 13. set. 2005.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2015 Revista Educação e Políticas em Debate
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.