Rueda de Intelectuales: Memorias del Foro Permanente de Educación Infantil de Río de Janeiro

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v14n3a2025-78310

Palabras clave:

Educación Infantil, Intelectuales , Políticas Públicas, Movimento social

Resumen

Este artigo analisa a trajetória e o papel da/os intelectuais na fundação do Fórum Permanente de Educação Infantil do Rio de Janeiro (FPEI-RJ) e sua importância como espaço de práxis política na defesa do direito à Educação Infantil. O artigo se baseia em uma entrevista coletiva, realizada como roda de conversa, que constituiu uma das estratégias de pesquisa desenvolvidas com fundadoras e fundadores do Fórum. A investigação considerou sua trajetória acadêmica, militância e contribuições para as políticas públicas da Educação Infantil no Brasil. A partir das perspectivas teóricas de Gramsci e Bakhtin, a investigação discute a atuação das/os intelectuais orgânicos no campo educacional, bem como a função do Fórum como intelectual coletivo. Os resultados apontam para a relevância da articulação entre intelectuais e movimentos sociais na consolidação de políticas voltadas à infância.

 

Biografía del autor/a

  • Sonia Kramer, Pontifícia Universidade Católica - Brasil

    Pós-doutorado na New York University. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Rio de janeiro (RJ), Brasil.  

  • Rosiane Brandão Siqueira Alves, Pontifícia Universidade Católica - Brasil

    Doutora em Educação (2024), Mestre em Educação (2019) e Especialista em Educação Infantil(2016) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Especialista em História Contemporânea pela UFF (2010) e bacharel e licenciatura em História em História pela UFRJ (2008). Graduada em Pedagogia pela Faculdade Internacional Signorelli (2020). Professora de História na Rede Estadual de Ensino do Rio de Janeiro.

Referencias

ALBERTI, V. Manual de história oral. Rio de Janeiro: FGV, 2013.

ALBERTI, V. Fontes orais: História dentro da História. In: PINSKY, Carla Bassanezi (Org.). Fontes Orais. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2008. p. 155-202.

ALBERTI, V. O que documenta a fonte oral? Possibilidades para além da construção do passado.” Anais. II Seminário de História Oral. Rio de Janeiro: CPDOC,1996. Disponível em: http://bibliotecadigital.fgv.br/dspace/handle/10438/6767?show=full. Acesso em: 10 de maio de 2025.

BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem. 10.ed. São Paulo: Huditec, 1997.

BAKHTIN, M. Questões de literatura e de estética: a teoria do romance. Trad. Aurora Fornoni Bernadini et al. 5 ed. São Paulo: Editora da UNESP e HUCITEC, 1993.

BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Lei n° 9.424, de 24 de dezembro de 1996. Dispõe sobre o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (FUNDEF). Diário Oficial da União, Brasília, DF, 26 dez. 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9424compilado.htm. Acesso em: 15 mai. 2025.

BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para assuntos jurídicos. Emenda Constitucional 53, de 19 de dezembro de 2006. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 20 dez. 2006. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/emenda/emc/emc53.htm. Acesso em: 12 abr. de 2025.

BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Lei nº 11.494, de 20 de junho de 2007. Regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – FUNDEB. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 21 jun. 2007. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/lei/l11494.htm. Acesso em: 12 abr. 2025.

FELICIANO, B. T.; REZENDE NUNES, M. F. Qual é o valor de uma educação infantil de qualidade? Educação & Sociedade, Campinas, v. 44, 2023. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/R9dTRMW3CBSbQ34hcDyVcBN/. Acesso em: 10 de mai. de 2025.

GOHN, M. da G. Teorias dos movimentos sociais. Paradigmas clássicos e contemporâneos. 9. ed. São Paulo: Loyola, 2011.

GRAMSCI, A. Cadernos do cárcere: Introdução ao estudo da filosofia. A filosofia de Benedetto Croce. Tradução Carlos Nelson Coutinho. – 1. Ed. – Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2017.v.1.

GRAMSCI, A. Cadernos do cárcere: Volume 2: Cadernos 11-14. Tradução Carlos Nelson Coutinho. Rio de Janeiro: Civilização, 2002.

GRAMSCI, A. Concepção Dialética da História. Civilização Brasileira, Rio de Janeiro, 1978.

KRAMER, S. Com a pré-escola nas mãos: uma alternativa curricular para a educação infantil. 4. ed. São Paulo: Ática, 2007.

KRAMER, S; NUNES, M. F. R; CORSINO, P. Profissionais de educação infantil: gestão e formação. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.

REZENDE N., M. F; CORSINO, P.; DIDONET, V. Educação Infantil no Brasil: primeira etapa da Educação Básica. Brasília: UNESCO, Ministério da Educação/Secretaria de Educação Básica, Fundação Orsa, 2011.

SILVA, H. R da. Fragmentos da história intelectual: entre questionamentos e perspectivas. Campinas, SP: Papirus, 2002.

SIQUEIRA, R. B. A. Intelectuais e militância: o Fórum Permanente de Educação Infantil do Rio de Janeiro como espaço de práxis política. 2024. Tese (Doutorado em Educação) – Pontíficia Universidade Católica do Rio de Janeiro, p. 208.

VIEIRA, C. E. O movimento pela Escola Nova no Paraná: trajetória e ideias educativas de Erasmo Pilotto. Educar em Revista, Curitiba, n. 18, p. 53-73, 2001. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/educar/issue/view/241. Acesso em: 11 de mai. de 2025.

Publicado

2025-11-14

Número

Sección

DOSSIER: “POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCACIÓN INFANTIL Y LA LUCHA HISTÓRICA POR ACCESO Y CALIDAD”

Cómo citar

KRAMER, Sonia; ALVES, Rosiane Brandão Siqueira. Rueda de Intelectuales: Memorias del Foro Permanente de Educación Infantil de Río de Janeiro. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 14, n. 3, p. 1–22, 2025. DOI: 10.14393/REPOD-v14n3a2025-78310. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/78310. Acesso em: 5 dec. 2025.