Rueda de Intelectuales: Memorias del Foro Permanente de Educación Infantil de Río de Janeiro
DOI:
https://doi.org/10.14393/REPOD-v14n3a2025-78310Palabras clave:
Educación Infantil, Intelectuales , Políticas Públicas, Movimento socialResumen
Este artigo analisa a trajetória e o papel da/os intelectuais na fundação do Fórum Permanente de Educação Infantil do Rio de Janeiro (FPEI-RJ) e sua importância como espaço de práxis política na defesa do direito à Educação Infantil. O artigo se baseia em uma entrevista coletiva, realizada como roda de conversa, que constituiu uma das estratégias de pesquisa desenvolvidas com fundadoras e fundadores do Fórum. A investigação considerou sua trajetória acadêmica, militância e contribuições para as políticas públicas da Educação Infantil no Brasil. A partir das perspectivas teóricas de Gramsci e Bakhtin, a investigação discute a atuação das/os intelectuais orgânicos no campo educacional, bem como a função do Fórum como intelectual coletivo. Os resultados apontam para a relevância da articulação entre intelectuais e movimentos sociais na consolidação de políticas voltadas à infância.
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