Política de cotas raciais na Educação Infantil do Colégio Pedro II: trajetória e significados de uma ação afirmativa
DOI:
https://doi.org/10.14393/REPOD-v14n3a2025-78148Palavras-chave:
Educação Infantil, Educação Básica, Cotas Raciais, Colégio Pedro IIResumo
Este artigo objetiva descrever e analisar o processo de implementação de cotas raciais na Educação Infantil do Colégio Pedro II, tradicional instituição federal localizada no estado do Rio de Janeiro. Instituída em 2025, devido ao trabalho do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas da instituição, com o apoio da Reitoria e da Pró-reitoria de Ensino, essa política afirmativa promoveu o ingresso, nesse ano, de 36 estudantes negros com idades entre 3 e 4 anos, representando 50% dos ingressantes no período. Tal iniciativa configurou um marco não apenas para o Colégio Pedro II, mas também para outras instituições educacionais públicas reconhecidas pela qualidade de ensino, que apresentam alta demanda e, por isso, adotam processos seletivos para ingresso. Essas instituições, eventualmente, poderão se inspirar nesta experiência para refletir e implementar políticas de promoção da equidade racial em seus processos de admissão de estudantes.
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