Política de cotas raciais na Educação Infantil do Colégio Pedro II: trajetória e significados de uma ação afirmativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v14n3a2025-78148

Palavras-chave:

Educação Infantil, Educação Básica, Cotas Raciais, Colégio Pedro II

Resumo

Este artigo objetiva descrever e analisar o processo de implementação de cotas raciais na Educação Infantil do Colégio Pedro II, tradicional instituição federal localizada no estado do Rio de Janeiro. Instituída em 2025, devido ao trabalho do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas da instituição, com o apoio da Reitoria e da Pró-reitoria de Ensino, essa política afirmativa promoveu o ingresso, nesse ano, de 36 estudantes negros com idades entre 3 e 4 anos, representando 50% dos ingressantes no período. Tal iniciativa configurou um marco não apenas para o Colégio Pedro II, mas também para outras instituições educacionais públicas reconhecidas pela qualidade de ensino, que apresentam alta demanda e, por isso, adotam processos seletivos para ingresso. Essas instituições, eventualmente, poderão se inspirar nesta experiência para refletir e implementar políticas de promoção da equidade racial em seus processos de admissão de estudantes.

Biografia do Autor

  • Gabriela dos Santos Coutinho, Colégio Pedro II - Brasil

    Mestre em relações étnico-raciais pelo Cefet/RJ. Professor do Colégio Pedro II (CPII), Rio de Janeiro (RJ), Brasil. 

  • Suzana dos Santos Barbosa, Colégio Pedro II - Brasil

    Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professor do Colégio Pedro II (CPII), Rio de Janeiro (RJ), Brasil.

  • Rosana Rodrigues Heringer, Universidade Federal do Rio de Janeiro - Brasil

    Doutor em Sociologia pelo IUPERJ. Professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro (RJ), Brasil. 

  • Dyego de Oliveira Arruda, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - Brasil

    Doutor em Administração de Organizações pela USP. Professor do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ), Rio de Janeiro (RJ), Brasil. 

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Publicado

2025-11-14

Edição

Seção

DOSSIÊ: “POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL E A LUTA HISTÓRICA POR ACESSO E QUALIDADE”

Como Citar

COUTINHO, Gabriela dos Santos; BARBOSA, Suzana dos Santos; HERINGER, Rosana Rodrigues; ARRUDA, Dyego de Oliveira. Política de cotas raciais na Educação Infantil do Colégio Pedro II: trajetória e significados de uma ação afirmativa. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 14, n. 3, p. 1–21, 2025. DOI: 10.14393/REPOD-v14n3a2025-78148. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/78148. Acesso em: 6 dez. 2025.