Satisfação e insatisfação dos professores da rede pública de Mato Grosso: indicadores laborais, econômicos e titulação
DOI:
https://doi.org/10.14393/REPOD-v14n3a2025-75507Palavras-chave:
Professores, Profissão, Satisfação laboralResumo
O objetivo do presente estudo foi aferir a (in)satisfação laboral dos professores da rede na rede pública de educação do estado de Mato Grosso, com ênfase nos indicadores de satisfação relacionado ao pensamento de abandono da profissão; às práticas paralelas com outras atividades econômicas, à situação funcional e à titulação dos docentes. Foram utilizados três instrumentos para produção dos dados: questionário socioeconômico/laboral; questionário de estressores em professores e o Cuestionario para la Evaluación del Síndrome de quemarse por el Trabajo – CESQT. Os resultados indicam que aproximadamente 60% dos professores estão satisfeitos com a profissão, porém entre os que se declaram insatisfeitos, mais da metade (51,3%) afirmaram o pensamento de troca da profissão. Nove em dez professores não exercem outra atividade se não à docência. O índice de satisfação é maior entre os professores contratados temporariamente em relação aos efetivos. A insatisfação laboral aumenta em direção a titulação dos professores. Consideramos por meio dos resultados a necessidade de aprofundamento do assunto preferencialmente em perfil longitudinal com a necessidade do fortalecimento das políticas de Estado em detrimento das políticas de Governo que possibilitem a satisfação laboral entre os docentes.
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