Internationalization at home in the brazilian midwest region: the performance of research groups and networks

Authors

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v12n1a2023-66078

Keywords:

High education, Internationalization at home, Research groups and networks, Impacts

Abstract

In recent decades, there has been an investigative effort on Higher Education, the production of knowledge and internationalization. This study aims to characterize the leaders of research groups, in one of the states of the Brazilian Midwest region, in two public institutions. Through a bibliographic and documental survey, the area of education was analyzed, drawing attention to the impacts of its formation and performance in the development of these institutions. The considerations indicate that the transition from a concept of internationalization, such as face-to-face mobility to virtual mobility, must be consolidated in the post-pandemic period. Internationalization at home relates to both the formal and informal curriculum and aims to develop intercultural knowledge.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Egeslaine Nez, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Brasil

Pós-doutorado em educação na Pontifica Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS); Docente da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Faculdade de Educação (FACED), Departamento de Estudos Especializados (DEE).

Marilia Morosini , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - Brasil

Pós-doutorado na University of Texas. Pesquisadora 1A CNPq. Docente Titular na Escola de Humanidades da PUCRS.

References

ANUÁRIO ESTATÍSTICO UFMT 2019. Disponível em: https://www1.ufmt.br/ufmt/un/secao/14111/anuarioestatistico. Acesso em: 13 ago. 2020.

ANUÁRIO ESTATÍSTICO Unemat 2019. Disponível em: http://portal.unemat.br/media/files/PRPTI/ANUARIO-2019-ANO-BASE-2018-8.pdf. Acesso em: 14 out. 2020.

BBC NEWS. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-60613575. Acesso em: 06 mar. 2022.

BOAVENTURA, E. M. Tempo de educar: pronunciamentos sobre educação e cultura 1984-1985. Salvador: Secretaria de Educação e Cultura, 1987.

BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução às teorias e aos métodos. Porto: Porto, 1994.

BORSSOI, B. L.; NEZ, E. A universidade pública e a emenda constitucional 95/2016: qual será o futuro da pesquisa? In: Política e gestão da educação superior. Brasília: Anpae, 2019.

CHESNAIS, F. Um programa de ruptura com o neoliberalismo. A crise dos paradigmas em ciências sociais e os desafios para o século XXI. Rio de Janeiro: Contraponto, 1999.

CNPq. Disponível em: http://www.cnpq.br/areasconhecimento/index.htm. Acesso em: 22 out. 2020.

CROWTHER, P. et al. Internationalization at home: a position paper. Amsterdam: EAIE, 2000.

CUNHA, M. M. O trabalho dos professores e a Universidade do Estado de Mato Grosso em Sinop/MT na década de 1990: o sentido do coletivo. Tese de Doutorado, Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, 2010.

DAVIS, M. A crise do coronavírus é um monstro alimentado pelo capitalismo. Coronavírus e a luta de classes. Brasil: Terra sem Amos, 2020.

DIAS SOBRINHO, J. D. Dilemas da educação superior no mundo globalizado: sociedade do conhecimento ou economia do conhecimento? São Paulo: Casa do Psicólogo, 2010.

DIDRIKSSON, A. Educación superior y sociedad del conocimiento en América Latina y el Caribe, desde la perspectiva de la Conferencia Mundial de la Unesco. TUNNERMANN B, C. La educación superior en América Latina y el Caribe: diez años despues de la conferencia mundial. Colômbia: IESALC/Unesco, 2008. Disponível em: http://www.iesalc.unesco.org.ve/index.php?option=com_fabrik&c=form&view=details&Itemid=840&fabrik=10&rowid=5&tableid=10&lang=es. Acesso em: 12 ago. 2011.

DIRETÓRIO DOS GRUPOS DE PESQUISA. Disponível em: http://lattes.cnpq.br/web/dgp. Acesso em: 10 out. 2020.

FeSBE. Federação de sociedades de biologia experimental. Disponível em: https://www2.fesbe.org.br/o-desmantelamento-da-ciencia-brasileira-no-governo-bolsonaro/#:~:text=cient%C3%ADfico%20do%20pa%C3%ADs-,A%20falta%20de%20um%20projeto%20para%20ci%C3%AAncia%20e%20tecnologia%20do,ao%20longo%20de%20muitas%20d%C3%A9cadas. Acesso em: 30 out. 2020.

FIALHO, N. H. Universidade multicampi. Brasília: Plano; Campinas: Autores Associados, 2005.

FRANCO, M. E. D. P. Universidade pública em busca da excelência: grupos de pesquisa como espaços de produção do conhecimento. FRANCO, M. E. D. P; LONGHI, S. M.; RAMOS, M. G. (orgs.). Universidade e pesquisa: espaços de produção do conhecimento. Pelotas: UFPel, 2009.

FRANCO, M. E. D. P.; MOROSINI, M. C. (orgs.) Redes acadêmicas e produção do conhecimento em educação superior. Brasília: Inep, 2001.

HARGREAVES, A. O ensino na sociedade do conhecimento: educação na era da insegurança. Porto Alegre: Artmed, 2004.

HARVEY, D. O problema da globalização. São Paulo: Ícone, 1998.

IBGE. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/. Acesso em: 03 nov. 2020.

IPEA. Instituto de pesquisa econômica aplicada. Disponível em: https://www.ipea.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=35588&catid=9&Itemid=8. Acesso em: 26 out. 2020.

LEASK, B. Internationalizing the curriculum. Routledge: New York, 2015.

MATO GROSSO. Secretaria de estado do meio ambiente (SEMA). Mapa dos biomas mato-grossenses. Disponível em: http://www.sema.mt.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=170&Itemid=107. Acesso em: 25 abr. 2020.

MOROSINI, M. C.; MENTGES, M. J. Organismos internacionais e educação superior: proposições da Agenda E2030. ETD- Educação Temática Digital Campinas, v. 22 n. 3 p. 632-650 jul./set. 2020.

MOROSINI, M. C.; et all. Construindo oportunidades de aprendizagem internacional e intercultural online em tempos pandêmicos - BR&UY. Congreso de la Red Latinoamericana COIL. Universidad Veracruzana/México. 14 a 18 jun. 2021. Disponível em: https://www.uv.mx/coil/conferencia-anual/2021/. Acesso em: 21 abr. 2022.

NEZ, E. Em busca da consolidação da pesquisa e da pós-graduação numa universidade estadual: a construção de redes de pesquisa. Tese de Doutorado em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, 2014.

NEZ, E. de.; MOROSINI, M. C. Programa institucional de internacionalização (PRINT): análises frente a uma pandemia. Debates em educação, v. 12, p. 77 - 94, 2020.

OMS. Organização Mundial da Saúde. Disponível em: https://www.who.int/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019/origins-of-the-virus. Acesso em: 15 abr. 2022.

PLANO de desenvolvimento do Estado de Mato Grosso MT+20. Disponível em:

http://www.seplan.mt.gov.br/arquivos/A_531f19ce5827d5ea5462014de666c3b8Versao%20Tecnica%20PD%20MT.pdf. Acesso em: 09 abr. 2013.

RANKING Universitário Folha (RUF). Disponível em: https://ruf.folha.uol.com.br/2019/ranking-de-universidades/principal/. Acesso em: 02 nov. 2020.

SANTOS, B. S. A cruel pedagogia do vírus. Coimbra: Almedina, 2020.

UFMT. Universidade Federal de Mato Grosso. Disponível em: https://www.ufmt.br/. Acesso em: 28 mar. 2020.

UNEMAT. Universidade do Estado de Mato Grosso. Disponível em: http://portal.unemat.br/. Acesso em: 20 out. 2020.

UNESCO. Educação para a cidadania global: preparando alunos para os desafios do século XXI. Brasília: UNESCO, 2015a. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000234311. Acesso em: 22 fev. 2020.

UNESCO. Educação 2030: rumo a uma educação de qualidade, inclusiva e equitativa, e à educação ao longo da vida para todos. Incheón, Coréia do Sul: UNESCO. 2015b. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000243278_por. Acesso em: 31 jan. 2020.

VELOSO, T. C. M. A. A evasão nos cursos de graduação da Universidade Federal de Mato Grosso: campus universitário de Cuiabá 1985/2 a 1995/2: um processo de exclusão. Dissertação de Mestrado em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Cuiabá, 2000.

ZATTAR, N. B. S. Do IESC à Unemat: uma história plural 1978-2008. Cáceres: Unemat, 2008.

Published

2022-12-02

How to Cite

NEZ, E.; MOROSINI , M. Internationalization at home in the brazilian midwest region: the performance of research groups and networks. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 403–420, 2022. DOI: 10.14393/REPOD-v12n1a2023-66078. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/66078. Acesso em: 22 nov. 2024.

Issue

Section

DEMANDA CONTÍNUA