Internacionalização em casa na região centro-oeste brasileira: a atuação dos grupos e redes de pesquisa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v12n1a2023-66078

Palavras-chave:

Educação Superior, Internacionalização em casa, Grupos e redes de pesquisa, Impactos

Resumo

Nas últimas décadas, observou-se um esforço investigativo sobre a Educação Superior, a produção do conhecimento e a internacionalização. Esse estudo tem como objetivo caracterizar os líderes de grupos de pesquisa, num dos estados da região centro-oeste brasileira, em duas instituições públicas. Por meio de levantamento bibliográfico e documental, analisou-se a área da educação, chamando a atenção para os impactos de sua formação e atuação no desenvolvimento dessas instituições. As considerações indicam que a transição de um conceito de internacionalização, como mobilidade presencial para a mobilidade virtual, deve se consolidar no período pós-pandêmico. A internacionalização em casa se relaciona tanto com o currículo formal quanto ao informal e visa desenvolver conhecimentos interculturais. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Egeslaine Nez, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Brasil

Pós-doutorado em educação na Pontifica Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS); Docente da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Faculdade de Educação (FACED), Departamento de Estudos Especializados (DEE).

Marilia Morosini , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - Brasil

Pós-doutorado na University of Texas. Pesquisadora 1A CNPq. Docente Titular na Escola de Humanidades da PUCRS.

Referências

ANUÁRIO ESTATÍSTICO UFMT 2019. Disponível em: https://www1.ufmt.br/ufmt/un/secao/14111/anuarioestatistico. Acesso em: 13 ago. 2020.

ANUÁRIO ESTATÍSTICO Unemat 2019. Disponível em: http://portal.unemat.br/media/files/PRPTI/ANUARIO-2019-ANO-BASE-2018-8.pdf. Acesso em: 14 out. 2020.

BBC NEWS. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-60613575. Acesso em: 06 mar. 2022.

BOAVENTURA, E. M. Tempo de educar: pronunciamentos sobre educação e cultura 1984-1985. Salvador: Secretaria de Educação e Cultura, 1987.

BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução às teorias e aos métodos. Porto: Porto, 1994.

BORSSOI, B. L.; NEZ, E. A universidade pública e a emenda constitucional 95/2016: qual será o futuro da pesquisa? In: Política e gestão da educação superior. Brasília: Anpae, 2019.

CHESNAIS, F. Um programa de ruptura com o neoliberalismo. A crise dos paradigmas em ciências sociais e os desafios para o século XXI. Rio de Janeiro: Contraponto, 1999.

CNPq. Disponível em: http://www.cnpq.br/areasconhecimento/index.htm. Acesso em: 22 out. 2020.

CROWTHER, P. et al. Internationalization at home: a position paper. Amsterdam: EAIE, 2000.

CUNHA, M. M. O trabalho dos professores e a Universidade do Estado de Mato Grosso em Sinop/MT na década de 1990: o sentido do coletivo. Tese de Doutorado, Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, 2010.

DAVIS, M. A crise do coronavírus é um monstro alimentado pelo capitalismo. Coronavírus e a luta de classes. Brasil: Terra sem Amos, 2020.

DIAS SOBRINHO, J. D. Dilemas da educação superior no mundo globalizado: sociedade do conhecimento ou economia do conhecimento? São Paulo: Casa do Psicólogo, 2010.

DIDRIKSSON, A. Educación superior y sociedad del conocimiento en América Latina y el Caribe, desde la perspectiva de la Conferencia Mundial de la Unesco. TUNNERMANN B, C. La educación superior en América Latina y el Caribe: diez años despues de la conferencia mundial. Colômbia: IESALC/Unesco, 2008. Disponível em: http://www.iesalc.unesco.org.ve/index.php?option=com_fabrik&c=form&view=details&Itemid=840&fabrik=10&rowid=5&tableid=10&lang=es. Acesso em: 12 ago. 2011.

DIRETÓRIO DOS GRUPOS DE PESQUISA. Disponível em: http://lattes.cnpq.br/web/dgp. Acesso em: 10 out. 2020.

FeSBE. Federação de sociedades de biologia experimental. Disponível em: https://www2.fesbe.org.br/o-desmantelamento-da-ciencia-brasileira-no-governo-bolsonaro/#:~:text=cient%C3%ADfico%20do%20pa%C3%ADs-,A%20falta%20de%20um%20projeto%20para%20ci%C3%AAncia%20e%20tecnologia%20do,ao%20longo%20de%20muitas%20d%C3%A9cadas. Acesso em: 30 out. 2020.

FIALHO, N. H. Universidade multicampi. Brasília: Plano; Campinas: Autores Associados, 2005.

FRANCO, M. E. D. P. Universidade pública em busca da excelência: grupos de pesquisa como espaços de produção do conhecimento. FRANCO, M. E. D. P; LONGHI, S. M.; RAMOS, M. G. (orgs.). Universidade e pesquisa: espaços de produção do conhecimento. Pelotas: UFPel, 2009.

FRANCO, M. E. D. P.; MOROSINI, M. C. (orgs.) Redes acadêmicas e produção do conhecimento em educação superior. Brasília: Inep, 2001.

HARGREAVES, A. O ensino na sociedade do conhecimento: educação na era da insegurança. Porto Alegre: Artmed, 2004.

HARVEY, D. O problema da globalização. São Paulo: Ícone, 1998.

IBGE. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/. Acesso em: 03 nov. 2020.

IPEA. Instituto de pesquisa econômica aplicada. Disponível em: https://www.ipea.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=35588&catid=9&Itemid=8. Acesso em: 26 out. 2020.

LEASK, B. Internationalizing the curriculum. Routledge: New York, 2015.

MATO GROSSO. Secretaria de estado do meio ambiente (SEMA). Mapa dos biomas mato-grossenses. Disponível em: http://www.sema.mt.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=170&Itemid=107. Acesso em: 25 abr. 2020.

MOROSINI, M. C.; MENTGES, M. J. Organismos internacionais e educação superior: proposições da Agenda E2030. ETD- Educação Temática Digital Campinas, v. 22 n. 3 p. 632-650 jul./set. 2020.

MOROSINI, M. C.; et all. Construindo oportunidades de aprendizagem internacional e intercultural online em tempos pandêmicos - BR&UY. Congreso de la Red Latinoamericana COIL. Universidad Veracruzana/México. 14 a 18 jun. 2021. Disponível em: https://www.uv.mx/coil/conferencia-anual/2021/. Acesso em: 21 abr. 2022.

NEZ, E. Em busca da consolidação da pesquisa e da pós-graduação numa universidade estadual: a construção de redes de pesquisa. Tese de Doutorado em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, 2014.

NEZ, E. de.; MOROSINI, M. C. Programa institucional de internacionalização (PRINT): análises frente a uma pandemia. Debates em educação, v. 12, p. 77 - 94, 2020.

OMS. Organização Mundial da Saúde. Disponível em: https://www.who.int/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019/origins-of-the-virus. Acesso em: 15 abr. 2022.

PLANO de desenvolvimento do Estado de Mato Grosso MT+20. Disponível em:

http://www.seplan.mt.gov.br/arquivos/A_531f19ce5827d5ea5462014de666c3b8Versao%20Tecnica%20PD%20MT.pdf. Acesso em: 09 abr. 2013.

RANKING Universitário Folha (RUF). Disponível em: https://ruf.folha.uol.com.br/2019/ranking-de-universidades/principal/. Acesso em: 02 nov. 2020.

SANTOS, B. S. A cruel pedagogia do vírus. Coimbra: Almedina, 2020.

UFMT. Universidade Federal de Mato Grosso. Disponível em: https://www.ufmt.br/. Acesso em: 28 mar. 2020.

UNEMAT. Universidade do Estado de Mato Grosso. Disponível em: http://portal.unemat.br/. Acesso em: 20 out. 2020.

UNESCO. Educação para a cidadania global: preparando alunos para os desafios do século XXI. Brasília: UNESCO, 2015a. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000234311. Acesso em: 22 fev. 2020.

UNESCO. Educação 2030: rumo a uma educação de qualidade, inclusiva e equitativa, e à educação ao longo da vida para todos. Incheón, Coréia do Sul: UNESCO. 2015b. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000243278_por. Acesso em: 31 jan. 2020.

VELOSO, T. C. M. A. A evasão nos cursos de graduação da Universidade Federal de Mato Grosso: campus universitário de Cuiabá 1985/2 a 1995/2: um processo de exclusão. Dissertação de Mestrado em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Cuiabá, 2000.

ZATTAR, N. B. S. Do IESC à Unemat: uma história plural 1978-2008. Cáceres: Unemat, 2008.

Downloads

Publicado

2022-12-02

Como Citar

NEZ, E.; MOROSINI , M. Internacionalização em casa na região centro-oeste brasileira: a atuação dos grupos e redes de pesquisa. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 403–420, 2022. DOI: 10.14393/REPOD-v12n1a2023-66078. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/66078. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

DEMANDA CONTÍNUA