Ethnic-racial thematic in teacher training: a case study in the Pedagogy course in Northwest Minas Gerais
DOI:
https://doi.org/10.14393/REPOD-v9n3a2020-57884Keywords:
Teacher training, Ethnic racial education, Laws 10.639/03 and 11.645/08Abstract
The article aims to investigate whether the disciplines of racial ethnic education and Afro-Brazilian history and culture, inserted in the Pedagogy courses of two IES located in the Northwest of Minas Gerais, contribute for the future teachers construction of the necessary knowledge for a anti-racist pedagogy practice. The research was carried out in a qualitative modality. The researchers interviewed 74 students from the 8th period of Pedagogy courses. The data collected in the field signalize an advance in the application of Laws 10.639 / 03 -11.645 / 08, however, they show the need for continuities in educational projects so that the anti-racist mentality is internalized in the local society.
Downloads
Metrics
References
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. São Paulo: Ed. Revista dos Tribunais. 1988.
BRASIL, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CP nº3, de 10 de abril de 2004. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/cnecp_003.pdf>. Acesso em: 22 de jun. de 2020.
BRASIL, MINIESTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Plano Nacional das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana. Brasília: SECAD; SEPPIR, jun. 2009.
BRASIL, MINIESTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Lei nº 10.639/2003. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.639.htm>. Acesso em 22 de jun. de 2020.
BRASIL, MINIESTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Lei nº 11.645/2008. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei no 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena” Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei/L11645.htm>. Acesso em 22 de jun. de 2020.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em 20 de jun. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução nº 1, de 17 de junho de 2004. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/res012004.pdf>. Acesso em: 07 jun. 2020.
BRIGOLA, J.; GONÇALVES, M. C. S.; SILVA, R. J. B. Diálogo e educação étnico- racial: pensar para transformar. In: SÍVERES, L.; VASCONSELOS, I. C. O. (Org.). Diálogo: um processo educativo. Brasília: Cidade Gráfica Editora, 2018. p.107-128.
CAVALLEIRO, E. Valores Civilizatórios: Dimensões históricas para uma educação anti-racista. In: BRASIL. Orientações e Ações para Educação das Relações Étnico-Raciais. Brasília: SECAD, 2006.
DOMINGUES, P. Movimento negro brasileiro: alguns apontamentos históricos. Tempo, Niterói, v. 12, n. 23, p. 100-122, 2007. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-77042007000200007&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 22 de jun. de 2020. DOI: <https://doi.org/10.1590/S1413-77042007000200007>.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATISTICA (IBGE). Pesquisa Industrial de Indicadores Sociais Municipais: uma análise dos resultados do universo do Censo Demográfico 2010. Rio de Janeiro: IBGE, 2011. (Estudos e Pesquisas: informação demográfica e socioeconômica, n. 28).
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATISTICA (IBGE). Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) 2016. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/biblioteca-catalogo?view=detalhes&id=298887. Acesso em 20 jul de 2020
MESA REDONDA: "Dez anos da Lei 10.639/03: balanços e perspectivas” com Nilma Lino GOMES (UFMG) e Petronilha B.Gonçalves SILVA (UFSCar), organizada no dia 19 de abril de 2013 pelo NAP Brasil África. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=8WbLZOPcXUs. Acesso em 20 de jun. de 2020.
MONTEIRO, R. B. Licenciaturas. In: BRASIL. Orientações e Ações para Educação das Relações Étnico-Raciais. Brasília: SECAD, 2006.
PEREIRA, A. A. O movimento negro brasileiro e a lei nº 10.639/2003: da criação aos desafios para a implementação. Revista Contemporânea de Educação. vol. 11, n. 22, ago/dez de 2016. DOI: <https://doi.org/10.20500/rce.v12i23.3452>
SILVA, Giselda Shirley da; GONÇALVES, Maria Célia da Silva; ZAGANELLI; Margareth Vetis. Educação antirracista e direitos humanos: estudo de caso em uma escola estadual de ensino fundamental no município de João Pinheiro.In: FARIA, Denilda Caetano de; et.al.(org.). Educação História e Memória: formação de professores em diferentes espaços culturais. Goiânia: Ed da PUC de Goiás, 2016. p. 219-240.
SÍVERES, L. Universidade: Torre ou Sino? Brasília: Universa, 2006.
SÍVERES, L.; VASCONSELOS, I. C. O. (Org.). Diálogo: um processo educativo. Brasília: Cidade Gráfica Editora, 2018.