New Fundeb: improved and permanent to contribute with federativ institutions in the educational offer

Authors

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v10n1a2021-57633

Keywords:

Fundeb, New Fundeb, Education financing, Basic Education

Abstract

The article seeks to reflect on the future of the new Fundeb and the prospects for financing basic education, which in addition to being a right, education is also an investment. For this reason, the Constitution establishes, as an indispensable condition, the availability of financial resources necessary for each institutions of the federation to offer it with quality. With a focus on the current discussion of the new Fundeb, the result of this process that took place in the two legislative houses (Chamber and Senate), based on more than three years of public debate, will be addressed, is the promulgation of Constitutional Amendment nº 108/2020 and, consequently, the consolidation of Fundeb as a permanent policy, inscribed in the Federal Constitution with an improved design.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Remi Castoni, Universidade de Brasilia - Brasil

Doutor em Educação Unicamp Universidade de Brasilia / FE-PPGE.

Monica Aparecida Serafim Cardoso, Confederação Nacional dos Municípios - Brasil

Graduação em Pedagogia IESB. Técnica da Confederação Nacional dos Municípios – CNM.

Leandro de Borja Reis Cerqueira, Câmara dos Deputados / Assessor Legislativo - Brasil

Mestre em Educação Universidade Católica de Brasilia Câmara dos Deputados / Assessor Legislativo.

References

ABREU, M. Por que o fundo é fundamental para os Municípios. Monitor: Boletim das finanças municipais. Confederação Nacional de Municípios, Brasília, DF, n. 10, p. 2-7, ago./set. 2020. Disponível em: https://bit.ly/3o12NsD. Acesso em: 25 set. 2020.

ABRUCIO, F. L. A dinâmica federativa da educação brasileira: diagnóstico e propostas de aperfeiçoamento. In: OLIVEIRA, R. P.; SANTANA, W. Educação e federalismo no Brasil: combater as desigualdades, garantir a diversidade. Brasília, DF: Unesco, 2010. p. 39-70.

ABRUCIO, F. L.; SEGATTO, C. I. A gestão por resultados na educação em quatro estados brasileiros. Revista do Serviço Público, Brasília, DF, v. 68, p. 87, 2017. DOI: https://doi.org/10.21874/rsp.v68i1.762.

BRASIL. Emenda Constitucional n.º 108, de 26 de agosto de 2020. Altera a Constituição Federal para estabelecer critérios de distribuição da cota municipal do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS). Brasília, DF: Casa Civil, 2020. Disponível em: https://bit.ly/3o3fbYW. Acesso em: 20 set. 2020.

BRASIL. Emenda Constitucional n.º 53, de 19 de dezembro de 2006. Dá nova redação aos arts. 7º, 23, 30, 206, 208, 211 e 212 da Constituição Federal e ao art. 60 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias. Brasília, DF: Casa Civil, 2006. Disponível em: https://bit.ly/2L4SPb2. Acesso em: 20 set. 2020.

BRASIL. Lei n.º 14.113, de 25 de dezembro de 2020. Regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Brasília, DF: Casa Civil, 2020. Disponível em: https://bit.ly/3rFuKs1.

BRASIL. Lei n.º 11.494, de 20 de junho de 2007. Regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – FUNDEB. Brasília, DF: Casa Civil, 2007. Disponível em: https://bit.ly/2Lbdzha. Acesso em: 20 set. 2020.

BRASIL. Decreto n.º 6.253, de 13 de novembro de 2007. Dispõe sobre o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação - FUNDEB, regulamenta a Lei n.o 11.494, de 20 de junho de 2007, e dá outras providências. Brasília, DF: Casa Civil, 2007. Disponível em: https://bit.ly/3pzzP3f. Acesso em: 20 set. 2020.

BREGMAN, D. Reforma tributária e mudança no critério de distribuição da cota-parte do ICMS: compatibilidade e impacto nos orçamentos municipais. Revista do BNDES, Brasília, DF, n. 35, p. 237, 2011. Disponível em: https://bit.ly/37XRjQW. Acesso em: 20 set. 2020.

CERQUEIRA, L. B. R. Desigualdades regionais na política educacional: o caso do salário-educação. 2018. 140 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Católica de Brasília, 2018.

CONFEDERAÇÃO NACIONAL DOS MUNICÍPIOS. PIB Municipal 2016: Municípios dependentes da administração pública. Estudos Técnicos/CNM – dezembro 2018. Disponível em: https://bit.ly/3n56pbz. Acesso em: 20 set. 2020.

CONFEDERAÇÃO NACIONAL DE MUNICÍPIOS. Fundeb: o que os Municípios precisam saber. 7. ed. Brasília, DF: CNM, 2019. Disponível em: https://bit.ly/34TL92A. Acesso em: 25 set. 2020.

ELALI, A. O Federalismo Fiscal Brasileiro e o Sistema Tributário Nacional. São Paulo: MP Editora, 2005.

TANNO, C. R. Universalização, Qualidade e Equidade na Alocação de Recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB): Proposta de Aprimoramento para a Implantação do Custo Aluno Qualidade (CAQ). Estudo Técnico nº 24/2017 da Consultoria Legislativa da Câmara dos Deputados. Brasília, DF: Câmara dos Deputados, 2017. Disponível em: https://bit.ly/34UmiLK. Acesso em 20 set. 2020.

TANNO, C. R. PEC 15/2015: Fundeb. Texto Aprovado na Câmara dos Deputados Novo Mecanismo Redistributivo: resultados esperados, avaliação e proposta de regulamentação. Estudo Técnico n.º 22/2020 da Consultoria Legislativa da Câmara dos Deputados. Brasília, DF: Câmara dos Deputados, 2020. Disponível em: https://bit.ly/3rDujOZ. Acesso em 20 set. 2020.

TODOS PELA EDUCAÇÃO. Desafios da regulamentação do novo Fundeb: elementos para qualificação da Emenda Constitucional 108/2020. Nota Técnica - Setembro 2020. Disponível em: https://bit.ly/3o279zL. Acesso em: 20 set. 2020.

Published

2021-02-22

How to Cite

CASTONI, R.; CARDOSO, M. A. S.; CERQUEIRA, L. de B. R. . New Fundeb: improved and permanent to contribute with federativ institutions in the educational offer. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 280–298, 2021. DOI: 10.14393/REPOD-v10n1a2021-57633. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/57633. Acesso em: 22 nov. 2024.

Issue

Section

Dossiê: Financiamento da Educação Básica e a política de fundos