A inserção\permanência masculina na docência da Educação Infantil

Authors

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v9nEspeciala2020-55281

Keywords:

Gênero, Educação Infantil, Professores homens

Abstract

O livro de Joaquim Ramos possibilita aos/às pesquisadores/as e interessados/as nas questões de gênero nesse nível educativo apurar as diferentes formas de como os educadores infantis são percebidos pela comunidade escolar e pelas crianças destas instituições de ensino, além de proporcionar reflexões referentes às construções identitárias dos mesmos. Nesse sentido, o autor afirma que a referida pesquisa possibilitou “compreender, sob a perspectiva das relações de gênero, a forma como professores do sexo masculino constroem, ou não, suas identidades profissionais em instituições públicas municipais de educação infantil” (p. 29).

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biography

Sueli Almeida Chaves, Universidade Nove de Julho - Brasil

Graduada no curso de licenciatura plena em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho - Brasil.

References

CHAVES, S. A. A Hierarquia de gênero no fundamento teórico da disciplina de Ciências Naturais do Ensino Fundamental I. Educação em Revista, Marília, v. 15, n. 01, p. 73- 90, jan- jun. 2014. DOI: https://doi.org/10.36311/2236-5192.2014.v15n01.4748.

SAFFIOTI, H. I. B. Emprego doméstico e capitalismo. Rio de Janeiro: Avenir, 1979a.

SAFFIOTI, H. I. B. O fardo das brasileiras: de mal a pior. In: Revista Escrita Ensaio, Mulher Brasileira: a caminho da libertação. ano 3, n. 5, São Paulo, 1979b. p. 10-39. Disponível em: http://marxismo21.org/wp-content/uploads/2013/01/artigo-HS.pdf. Acesso em: 28 jan. 2013.

SAFFIOTI, H. I. B. Violência de gênero: poder e impotência. Rio de Janeiro: Revinter, 1995. p. 03-55.

SAFFIOTI, H. I. B. Gênero e patriarcado. Inédito (mimeo), 2000.

SCOTT, J. W. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Tradução Christine Rufino Dabat e Maria Betânia Ávila. New York: Columbia University Press, 1989. Disponível em: http://disciplinas.stoa.usp.br/pluginfile.php/185058/mod_resource/content/2/G%C3%AAneroJoan%20Scott.pdf. Acesso em: 15 jun. 2012.

Published

2020-11-03

How to Cite

CHAVES, S. A. . A inserção\permanência masculina na docência da Educação Infantil. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 9, n. Especial, p. 921–926, 2020. DOI: 10.14393/REPOD-v9nEspeciala2020-55281. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/55281. Acesso em: 23 nov. 2024.

Issue

Section

Resenha