O Plano Nacional de Educação (2014-2024) e a valorização da docência em Física
DOI:
https://doi.org/10.14393/REPOD-v14n2a2025-77629Palavras-chave:
Plano Nacional de Educação, Ensino de Física, Metas Educacionais, Censo da Educação BásicaResumo
O Brasil, embora possua uma das maiores economias globais, enfrenta consideráveis desigualdades sociais, ocupa uma baixa posição no Índice de Desenvolvimento Humano e carece de um Estado de bem-estar social. O Plano Nacional de Educação é uma ferramenta crucial para abordar essas questões, visando articular o Sistema Nacional de Educação e estabelecer metas e estratégias para aprimorar o ensino em todos os níveis. A análise concentra-se nas metas 15 e 16, que abordam a valorização dos profissionais da educação, com ênfase na formação de professores de Física. Analisamos os principais aspectos de ambas as metas, evidenciando que estão distantes de sua realização. Ressaltamos a importância de levar em conta a qualidade da formação e a formação inicial dos docentes ao estabelecer metas educacionais.
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