A profissionalidade e a formação inicial docente no Brasil e na Finlândia
DOI:
https://doi.org/10.14393/REPOD-v14n2a2025-77628Palavras-chave:
Profissionalidade docente, Formação inicial de professores, Educação ComparadaResumo
Este é um trabalho de Educação Comparada sobre a profissionalidade docente e a formação inicial de professores no Brasil e na Finlândia. Trata-se de pesquisa com abordagem qualitativa, coleta de dados bibliográficos, documentais e observações, in loco, na Finlândia, visando à identificação das convergências e divergências entre os elementos deste estudo comparativo. Os resultados alcançados são significativos. O exercício profissional no magistério dos países apresenta distanciamento em termos de valorização dos professores, o que reflete nas formações iniciais docentes. Enquanto, no Brasil, um professor da Educação Básica só entra em sala de aula depois de cumprir uma licenciatura com carga horária mínima de 3.200 horas; na Finlândia, um docente só pode exercer sua profissão após cumprir créditos correspondentes à carga horária de 8.100 horas, entre um curso de bacharelado e outro de mestrado. O estudo conclui sobre uma considerável distinção tanto no desenvolvimento da profissionalidade quanto na formação inicial de professores nos dois países.
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