A profissionalidade e a formação inicial docente no Brasil e na Finlândia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v14n2a2025-77628

Palavras-chave:

Profissionalidade docente, Formação inicial de professores, Educação Comparada

Resumo

Este é um trabalho de Educação Comparada sobre a profissionalidade docente e a formação inicial de professores no Brasil e na Finlândia. Trata-se de pesquisa com abordagem qualitativa, coleta de dados bibliográficos, documentais e observações, in loco, na Finlândia, visando à identificação das convergências e divergências entre os elementos deste estudo comparativo. Os resultados alcançados são significativos. O exercício profissional no magistério dos países apresenta distanciamento em termos de valorização dos professores, o que reflete nas formações iniciais docentes. Enquanto, no Brasil, um professor da Educação Básica só entra em sala de aula depois de cumprir uma licenciatura com carga horária mínima de 3.200 horas; na Finlândia, um docente só pode exercer sua profissão após cumprir créditos correspondentes à carga horária de 8.100 horas, entre um curso de bacharelado e outro de mestrado. O estudo conclui sobre uma considerável distinção tanto no desenvolvimento da profissionalidade quanto na formação inicial de professores nos dois países.

Biografia do Autor

  • Marcio Yabe, Instituto Federal de Alagoas - Brasil

    [1] Doutorado pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Professor do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Maceió, Alagoas (AL), Brasil. 

  • Edna Cristina do Prado, Universidade Federal de São Carlos - Brasil

    Doutorado pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Professora da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), São Carlos (SP), Brasil. 

  • Ana Isabel da Câmara Dias Madeira, Universidade de Lisboa - Portugal

    Doutorado pela Universidade de Lisboa. Professora da Universidade de Lisboa (UL), Lisboa, Portugal. 

Referências

BRASIL. Resolução CNE/CP nº 2, de 1º de julho de 2015. Disponível em: https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/view/CNE_RES_CNECPN22015.pdf?query=LICENCIATURA. Acesso em: 17 jun. 2023.

CARDOSO, B. Formação de professores: o que o Brasil tem a aprender com a Finlândia? 1 vídeo (34 min). Canal da Fundação FHC, 2 mai. 2019. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ZkcfHzPx9qU&t=862s. Acesso em: 03 set. 2023.

FINLAND. Ministry of Justice. Government Decree University Degrees, 2004. 794/2004. Disponível em: https://www.finlex.fi/fi/laki/smur/2022/20220011#kumonnut-saadokset. Acesso em: 16 jun. 2023.

FISCHMAN, G. E.; TOPPER, A. M.; SILOVA, I. La idiotez y los debates sobre las evaluaciones internacionales a gran escala en las reformas educativas nacionales. Revista Educação Especial, v. 31, n. 63, pp. 785-814, 2018. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/3131/313158928002/html/. Acesso em: 09 out. 2022.

FUTURA. Finlândia – Destino Educação. 1 vídeo (55 min). Canal Futura, Fundação Roberto Marinho, 2013. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Bj9ciijbMj8. Acesso em: 20 mar. 2022.

GIDDENS, A.. Sociologia. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2008.

GOMES, M. M.; GOMES, F. das C.; ARAUJO NETO, B. B. de; MOURA, N. D. de S.; MELO, S. R. de A.; ARAUJO, S. F. de; NASCIMENTO, A. K. do; MORAIS, L. M. D. de. Reflexões sobre a formação de professores: características, histórico e perspectivas. Revista Educação Pública, v. 19, nº 15, 6 de agosto de 2019. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/19/15/reflexoes-sobre-a-formacao-de-professores-caracteristicas-historico-e-perspectivas. Acesso em: 16 jun. 2023.

GORZONI, S. de P.; DAVIS, C. O conceito de profissionalidade docente nos estudos mais recentes. Cadernos de Pesquisa, v.47, n.166 p.1396-1413, out./dez. 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/wQ9fQZq8sDY9cnSng5fxVFd/?lang=pt. Acesso em: 12 jun. 2023.

GRABOWSKI, G. Apagão ou destruição da docência no Brasil? Portal do Instituto Humanitas Unisinos – IHU, maio, 2022. Disponível em: https://www.ihu.unisinos.br/categorias/618265-apagao-ou-destruicao-da-docencia-no-brasil-artigo-de-gabriel-grabowski. Acesso em 12 de mai. 2023.

KANSANEN, P. J. Teacher Education in Finland: current models and new developments. University of Helsinki, 2003. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/242259693_Teacher_Education_in_Finland_Current_Models_and_New_Developments. Acesso em: 16 jun. 2023.

LIBÂNEO, J. C. Organização e gestão da escola – Teoria e prática. 6. ed. São Paulo: Heccus Editora, 2017.

MÓRAN, J. Mudando a educação com metodologias ativas. In: SOUZA, C. A. de; MORALES, O. E. T. (orgs.). Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens. Coleção Mídias Contemporâneas, Vol. II. Ponta Grossa, Paraná: PROEX/UEPG, 2015. Disponível em: https://moran.eca.usp.br/wp-content/uploads/2013/12/mudando_moran.pdf. Acesso em: 12 jul. 2023.

NÓVOA, A. Três bases para um novo modelo de formação. Nova Escola, Gestão. 01 set. 2013. Disponível em: https://gestaoescolar.org.br/conteudo/182/tres-bases-para-um-novo-modelo-de-formacao. Acesso: 02 jan. 2024.

NÓVOA, A. O pensamento de António Nóvoa: o que podemos aprender com a formação de médicos? 1 vídeo (3 min). Canal Nova Escola, 2012a. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=RM6GnpaVdVs. Acesso em: 07 jan. 2024.

NÓVOA, A.; MARCELINO, F.; RAMOS DO Ó. J. Sérgio Niza - Escritos sobre Educação. Lisboa: Edições Tinta-da-China, 2012b.

RIKSAASEN, R.; CROSSWELL, L.; BEUTEL, D. Professional Identity Development of Student Teachers in Finland, Norway and Australia. Literacy Information and Computer Education Journal (LICEJ), Volume 6, Issue 4, December 2015. Disponível em: file:///C:/Users/marci/Downloads/Professional_Identity_Development_of_Student_Teach.pdf. Acesso em: 04 de mai. 2023.

SAHLBERG, P. Lições Finlandesas 2.0. São Paulo: SESI-SP Editora, 2018.

SEMIS, L. O que ninguém te conta sobre a Educação na Finlândia. Associação Nova Escola, janeiro, 2019. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/15363/o-que-ninguem-te-conta-sobre-a-educacao-na-finlandia. Acesso em: 24 abr. 2023.

SHCUELER, A. F. M. de; SOUTHWELL, M. Formação do Estado Nacional e constituição de corpos docentes (1820-2000): profissionalização da docência no Brasil e na Argentina em perspectiva comparada. In: VIDAL, D. G.; ASCOLANI, A.. (orgs) Reformas educativas no Brasil e na Argentina – Ensaios de história comparada da Educação (1820-2000). São Paulo: Cortez, 2009.

TIRRI, Kirsi. The last 40 years in Finnish teacher education. Journal of Education for Teaching: International research and pedagogy, 2014. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1080/02607476.2014.956545. Acesso em: 21 mai. 2023.

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA. Projeto Político Pedagógico do Curso de Pedagogia. UnB, Brasília, 2018. Disponível em: https://sigaa.unb.br/sigaa/public/curso/lista.jsf?nivel=G&aba=p-graduacao. Acesso em: 05 jun. 2023.

UNIVERSITY OF HELSINKI. Scope and Structure of the Degree. Helsinki, Finland: University of Helsinki, 2023. Disponível em: https://studies.helsinki.fi/instructions/article/scope-and-structure-degree. Acesso em: 09 jul. 2023.

WAGNER, L.; CARLESSO, J. P. P. Profissão docente: Um estudo do abandono da carreira na contemporaneidade. Research, Society and Development, v. 8, n. 6, 2019. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/5606/560662197003/560662197003.pdf. Acesso em 12 de mai. 2023.

Publicado

2025-03-30

Edição

Seção

DOSSIÊ: "AS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL E NA EUROPA NO SÉCULO 21: INFLUÊNCIAS E PERSPECTIVAS"

Como Citar

YABE, Marcio; PRADO, Edna Cristina do; MADEIRA, Ana Isabel da Câmara Dias. A profissionalidade e a formação inicial docente no Brasil e na Finlândia . Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 14, n. 2, p. 1–16, 2025. DOI: 10.14393/REPOD-v14n2a2025-77628. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/77628. Acesso em: 6 dez. 2025.