A identidade profissional do formador de professor de educação física no Brasil e em Portugal
DOI:
https://doi.org/10.14393/REPOD-v14n2a2025-77627Palavras-chave:
Identidade profissional do formador de professor, Educação Física, Educação Física intercultural, InclusãoResumo
Este artigo problematiza especificidades das identidades profissionais de formadores de professores de educação física no Brasil e em Portugal. Para tanto, objetiva-se caracterizar as identidades profissionais – individuais e coletivas - que inspiram uma educação equitativa e inclusiva reconhecendo o sujeito e seu corpo como uma construção intercultural. Metodologicamente, se configura como qualitativa recorrendo a entrevistas semiestruturadas com formadores de professores de dois cursos de formação inicial de educação física de ambos os países. A interação do professor formador com os alunos inspira a maneira de ser e estar dos discentes. Os resultados indicam que avanços e retrocessos são compartilhados nos dois cursos pesquisados. A identidade profissional individual se sobrepõe à coletiva, sendo a intencionalidade do docente ponto basilar para que os climas de formação inicial se construam a partir da perspectiva da educação física intercultural. Culturas dominantes e dominadas precisam dialogar em ginásios e pátios escolares.
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