Formação contínua de professores: marcos legais e perspectivas no Brasil e em Portugal
DOI:
https://doi.org/10.14393/REPOD-v14n2a2025-77621Palavras-chave:
Políticas de formação docente, Formação contínua de professores, Brasil – PortugalResumo
Este artigo trata das políticas de formação continuada e das perspectivas que as guiam nos âmbitos da Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro, Brasil, e na Rede de Ensino do Município Z, em Portugal. Dialogando com autores como Flores (2000, 2018, 2021), Flores & Day (2006) e Nascimento et al. (2017, 2023), o artigo trata de uma pesquisa sobre políticas de formação contínua docente. A metodologia contou com questionários online¸ entrevistas semiestruturadas remotas e/ou presenciais e visitas aos centros de formação de professores de ambos os países. Os resultados apontam que iniciativas de formação contínua nos contextos analisados estão ainda muito relacionadas com a oferta de cursos, seminários e palestras, em uma lógica escolar ou transmissiva, embora também se registrem formatos mais interativos, colaborativos e práticos, na perspectiva da “aprendizagem situada” (Flores, 2021), comprometida com as realidades do trabalho docente nas suas múltiplas dimensões.
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