Altas habilidades ou superdotação no Brasil e no México: estudo comparativo em bases legais
DOI:
https://doi.org/10.14393/REPOD-v14n3a2025-77007Palavras-chave:
Superdotação, Brasil, México, Políticas PúblicasResumo
As altas habilidades ou superdotação caracteriza-se pela manifestação de aptidões elevadas. Para identificá-las e atendê-las, políticas públicas foram criadas. Por essa razão, objetivou-se investigar e analisar os documentos educacionais, de âmbito federal, de Brasil e do México no que concerne as altas habilidades ou superdotação. O estudo pautou-se em pesquisa Documental, utilizando-se da Análise da Configuração Textual. Os resultados indicaram 12 (doze) documentos relevantes em ambos os países. Concluiu-se que, esses países têm implementado políticas públicas em razão dos desdobramentos dos documentos legais, porém, observa-se, que as iniciativas não são suficientes para atingir todos os estudantes com altas habilidades ou superdotação.
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, 20 dez. 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9394.htm. Acesso em: 12 dez. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Resolução Nº2. Dispõe sobre Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica, Brasília: DF, 2001. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/publicacoes-secretarias/semesp/diretrizes-nacionais-para-a-educacao-especial-na-educacao-basica#:~:text=A%20Resolu%C3%A7%C3%A3o%20n%C2%B0%202,download%20em%20formato%20e%20PDF. Acesso em: 10 dez. 2024.
BRASIL. Ministério da Educação. Resolução Nº 50. Brasília: DF, 2007. Disponível em: https://www.gov.br/fnde/pt-br/acesso-a-informacao/legislacao/resolucoes/2007/resolucao-cd-fnde-no-50-de-30-de-outubro-de-2007.Acesso em: 10 dez. 2024.
BRASIL. Ministério da Educação. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, Brasília. DF, 07 jan. 2008. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=16690-politica-nacional-de-educacao-especial-na-perspectiva-da-educacao-inclusiva-05122014&Itemid=30192. Acesso em: 12 dez. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Resolução Nº4. Dispõe de Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial. Brasília: DF, 2009. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt br/cne/resolucoes/resolucoes-ceb-2009 Acesso em: 10 dez. 2024.
BRASIL. Ministério da Educação. Decreto 7.611/2011. Dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília: DF, 17 nov. 2011. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2011/Decreto/D7611.htm. Acesso em: 12 dez. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: DF, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/ Acesso em: 10 dez. 2024.
CUPERTINO, C. M. B.; ARANTES, D. R. B. Um olhar para as altas habilidades: construindo caminhos. 2ª ed. São Paulo: Secretária da Educação, 2012. 90p.
DABROWSKI, K. Positive disintegration. Estados Unidos: Maurice Bassett. 2016. 97p.
DELOU, C.M. Altas habilidades no Ensino Superior. Conferência de abertura do 1º Seminário de Altas habilidades: disseminando conhecimentos e práticas. Novembro, 2015.
GAGNÉ, F. F. Genes o talent: the DMGT/CMTD perspective. Revista de Educación. Espanha, v. 368, p. 12 – 37, 2015. Disponível em: file:///C:/Users/Fabiana/Documents/Pós-doutorado/Material%20de%20referência%20bibliográfica/GAGNÉ/gagne.-f.-en.-1-368.pdf. Acesso em: 30 nov. 2020.
GAGNÉ, F.; GUENTHER, Z. Desenvolvendo Talentos: modelo diferenciado de dotação e talento – DMGT 2.0. In: MOREIRA, L. C.; STOLTZ, T. Altas habilidades/superdotação, talento, dotação e educação. Curitiba: Juruá, 2012, p. 19 – 44.
GAMA, M. C. S. Educação de superdotados: teoria e prática. São Paulo: EPU, 2006, 175p.
GUENTHER, Z. C. Dotação e talento: reconhecimento e identificação. Revista Educação Especial, Santa Maria, p. 195-208, nov. 2006. ISSN 1984-686X. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4281. Acesso em: 15 maio 2019.
GIANEZINI, K. et al. Políticas públicas: definições, processos e constructos no século XXI. Revista de Políticas Públicas, Maranhão, v. 21, n. 02, p. 1065 – 1084, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.18764/2178-2865.v21n2p1065-1084. Acesso em: 10 dez. 2024.
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Brasília: DF, 2024. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticas-e-indicadores/censo-escolar Acesso em: 10 dez. 2024.
MAINGUENEAU, Dominique. Discurso e Análise do Discurso. Trad. Sírio Possenti. 1 ed. São Paulo: Parábola Editorial. 2015.
MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução, amostragens e técnicas de pesquisa, elaboração, análise e interpretação de dados. 7ed. São Paulo: Altas, 2011, 277p.
MÉXICO. Secretaría de Educación Pública. Disponível em: https://www.gob.mx/sep. Acesso em: 21 dez. 2020.
MÉXICO. Secretaría de Educación Pública. Educación inclusiva en el distrito federal. Disponível em: http://189.203.128.224/educacioninclusiva/documentos/ExperienciasPedagogicas.pdf. Acesso em: 20 out. 2020.
MÉXICO. Secretaría de Educación Pública. Estrategia de atención para alumnos y alumnas con capacidades y aptitudes sobresalientes en la educación básica del D.F. Cidade do México: México/DF. Disponível em: http://plataformaeducativa.se.jalisco.gob.mx/elpunto/sites/default/files/cas_2013.pdf. Acesso em: 20 out. 2020.
MÉXICO. Secretaría de Educación Pública. Ley general de educación. México, 13 jul. 1993. Disponível em: http://www.sep.gob.mx/work/models/sep1/Resource/558c2c24-0b12-4676-ad90-8ab78086b184/ley_general_educacion.pdf. Acesso em: 12 dez. 2020.
MÉXICO. Secretaría de Educación Pública. Propuesta de intervención: Atención educativa a alumnos y alumnas con aptitudes sobresalientes. Jalisco: México, 29 nov. 2006. Disponível em: http://edu.jalisco.gob.mx/cepse/sep-2006-propuesta-de-intervenci%C3%B3n-atenci%C3%B3n-educativa-alumnos-y-alumnas-con-aptitudes-sobresalientes. Acesso em: 20 out. 2020.
MÉXICO. Senado de la república. Iniciativa de reformas y adiciones de la ley general de educación. Cidade do México: México/DF, 12 abril 2007. Disponível em: https://www.senado.gob.mx/64/gaceta_del_senado/documento/12038. Acesso em: 20 out. 2020.
MÉXICO. Secretaría de Educación Pública. Guia para las famílias. Cuauhtémoc: México, 2011. Disponível em: http://edu.jalisco.gob.mx/cepse/sites/edu.jalisco.gob.mx.cepse/files/sep_2011._guia_para_orientar_a_las_familias._atencion_educativa_a_alumnos_con_aptitudes_sobresalientes_2.pdf. Acesso em: 20 out. 2020.
MÉXICO. Secretaría de Educación Pública. Principales cifras del sistema educativo nacional. Cidade do México: México: Dirección general de planeación, programación y estadística educativa, 2019. 128p.
MORTATTI, M. do R. L. Os Sentidos da Alfabetização. São Paulo: UNESP, 2000.
NOVAES, M. H. Desenvolvimento Psicológico de superdotados. São Paulo. Atlas, 1979. 169p.
PÉREZ, S. G. P. B. E que nome daremos à criança? In: MOREIRA, L. C.; STOLTZ, T. Altas habilidades/superdotação, talento, dotação e educação. Curitiba: Juruá, 2012, p. 45 – 62.
PÉREZ, S. G. P. B. O atendimento educacional ao aluno com altas habilidades/superdotação na legislação da Região Sul do Brasil: os lineamentos para concretizar uma quimera. In: FREITAS, S. N. (Org.) Educação e altas habilidades/superdotação: a ousadia de rever conceitos e práticas. Santa Maria: Editora UFSM, 2006. p. 151-198.
RENZULLI, J. S A concepção de superdotação no modelo dos três anéis: um modelo de desenvolvimento para a promoção da produtividade criativa. In: VIRGOLIM, Ângela. M. R.; KONKIEWITZ, Elizabeth. C. (Org). Altas Habilidades/Superdotação, inteligência e criatividade. Campinas: Papirus, 2014, p. 219 – 264.
SABATELLA, M. L. P. Talento e superdotação: problema ou solução? Curitiba: Editora IBPEX, 2008. 236p.
SIERRA, M. D. V. La respuesta educativa a los alumnos con altas capacidades en México. In: AUTOR (Orgs.) Perspectivas de Brasil y México sobre la atención de alumnos con altas habilidades: Enlazando la teoría y la práctica. México: Morlis Editores, S.C. p. 149-168.
VIRGOLIM, A. A educação de alunos com altas habilidades/superdotação em uma perspectiva inclusiva. In: MOREIRA, L. C.; STOLTZ, T. (Orgs.) Altas habilidades/superdotação, talento, dotação e educação. Curitiba: Juruá, 2012, p. 95 - 112.
WINNER, E. Crianças sobredotadas: mitos e realidades. Trad. Sandra Costa. Porto Alegre: Artmed, 1996. 381 p.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Fabiana Oliveira Koga, Rosemeire de Araújo Rangni, Cristianne Butto Zarzar

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
























