Acesso, permanência e êxito escolar no Ensino Médio Integrado
DOI:
https://doi.org/10.14393/REPOD-v14n2a2025-74912Palavras-chave:
Acesso, permanência e êxito, Ensino Médio Integrado, Instituto FederalResumo
Este artigo tem como objetivo entender o acesso, a permanência e o êxito escolar no curso de Ensino Médio Integrado em Automação Industrial (EMITAI) do Câmpus Luzerna do Instituto Federal Catarinense (IFC). A pesquisa caracteriza-se como de abordagem quantitativa, com alguns elementos de pesquisa qualitativa. O delineamento do estudo configura-se como documental, e os dados analisados foram de duas fontes: índices de 2017 a 2024 referentes ao curso em questão, presentes nos relatórios disponíveis no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA); e formulários preenchidos pelos discentes no momento do cancelamento da matrícula. Na análise de dados, inicialmente são apresentados os índices de acesso, permanência e êxito escolar e, em seguida, são listados os fatores determinantes para a evasão no curso. Por fim, é concluído que os índices de evasão escolar no curso de EMITAI são elevados e de que a insatisfação dos discentes com a didática de alguns professores e o baixo rendimento e/ou dificuldade de aprendizagem escolar estão entre os aspectos determinantes para a evasão no EMITAI.
Referências
ALVAREZ, K. R. Permanência e êxito escolar nos institutos federais. Ensino em Foco, Salvador, v. 3, n. 6, p. 106-115, set., 2020. Disponível em: https://publicacoes.ifba.edu.br/ensinoemfoco/article/view/681. Acesso em: 22 mai. 2025. DOI: https://doi.org/10.55847/ef.v3i6.681.
ARAÚJO, A. C.; SILVA, C. N. N.; MENDES, J. S. Introdução. In: HEIJMANS, R. D.; DE ARAÚJO, A. C.; MENDES, J. S. Evasão na educação: estudos, políticas e propostas de enfrentamento. Brasília: IFB/CEPROTEC/RIMEPES, 2014, p. 15-19.
BRASIL. Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrada ao Ensino Médio. Brasília: Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, Ministério da Educação, 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf/documento_base.pdf. Acesso em: 12 jul. 2024.
BRASIL. Lei nº 11.892. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Brasília, 2008. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm. Acesso em: 30 jul. 2024.
CIAVATTA, M.; RAMOS, M. Ensino Médio e Educação Profissional no Brasil: dualidade e fragmentação. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 5, n. 8, p. 27-41, jan./jun., 2011. Disponível em: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/45. Acesso em: 22 mai. 2025. DOI: https://doi.org/10.22420/rde.v5i8.45.
COTRIM-GUIMARÃES, I. M. A. Desigualdades sociais, evasão e permanência no ensino médio integrado: uma análise sob a perspectiva do processo pedagógico. 2022. 252f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2022.
COSTA, P. L. A.; MARINHO, R. J. A. IFs: Educação profissional e tecnológica brasileira reinstitucionalizada: novos e velhos desafios. In: Frigotto, Gaudêncio. Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: relação com o ensino médio integrado e o projeto societário de desenvolvimento societário de desenvolvimento. Rio de Janeiro: UERJ, 2018. p. 295-306.
FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M.; RAMOS, M. Ensino Médio Integrado: concepção e contradições. 3.ed. São Paulo: Cortez, 2012.
GUEDES, I. A. C.; SANCHEZ, L. B. A formação docente para a educação profissional técnica e sua influência na atuação dos professores do Instituto Federal do Amapá–Campus Macapá: um estudo de caso. Holos, Natal, v. 7, p. 238-252, dez., 2017. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/6093. Acesso em: 22 mai. 2025. DOI: https://doi.org/10.15628/holos.2017.6093.
HEEREN, M. V. A formação docente continuada no Instituto Federal de São Paulo: especificidades do ensino médio integrado. Sinergia, São Paulo, v. 20, n. 4, p. 282-287, out./dez. 2019. Disponível em: https://ojs.ifsp.edu.br/sinergia/article/view/897. Acesso em: 22 mai. 2025.
IFC. Instituto Federal Catarinense de Educação, Ciência e Tecnologia. Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) – 2024-2028. Blumenau, 2023. Disponível em: https://pdi.ifc.edu.br/wp-content/uploads/sites/80/2024/01/Resolucao-03.2024-IFC-AprovaPDI-2024-2028-Anexo.pdf. Acesso em: 18 jul. 2023.
PEREIRA, A. S. et al. Metodologia da pesquisa científica. Santa Maria: UAB/NTE/UFSM, 2018.
RAMOS, M. N. História e política da educação profissional. Curitiba: Instituto Federal do Paraná, 2014.
REZENDE, S. E. F. Fatores de evasão escolar nos cursos técnicos integrados ao ensino médio. 2022. 128f. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal Goiano, Ceres, 2022.
SANTOS, M. F. P. Evasão e reprovação escolar nos cursos integrados do IFBA campus Eunápolis. 2017. 218f. Dissertação (Mestrado em Formação de Professores da Educação Básica) – Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus, 2017.
SILVA, D. B. M.; CASTIONI, R.; MARTÍNEZ, R. T. Evasão escolar e os indicadores da Rede Federal de Educação Profissional no Brasil entre 2003 e 2015. Vértices, Campos dos Goitacazes, v. 23, n. 2, p. 437-460, mai./ago., 2021. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/15936. Acesso em: 22 mai. 2025. DOI: https://doi.org/10.19180/1809-2667.v23n22021p437-460.
SOUZA, F. C. S.; PEREIRA, U. Á.; RODRIGUES, I. S. Ensino Médio Integrado e formação docente: impasses e proposições. Dialogia, São Paulo, n. 24, p. 25-37, jul./dez., 2016. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/6372. Acesso em: 22 mai. 2025. DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N24.6372.
VEIGA, C. R. Fatores predominantes da evasão escolar no ensino médio integrado: uma proposta de estratégia de prevenção para o CEFET/RJ. 2016. 102f. Dissertação (Mestrado em Sistema de Gestão) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2016.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Everton de Souza, Marilandi Maria Mascarello Vieira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
























