Acesso, permanência e êxito escolar no Ensino Médio Integrado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v14n2a2025-74912

Palavras-chave:

Acesso, permanência e êxito, Ensino Médio Integrado, Instituto Federal

Resumo

Este artigo tem como objetivo entender o acesso, a permanência e o êxito escolar no curso de Ensino Médio Integrado em Automação Industrial (EMITAI) do Câmpus Luzerna do Instituto Federal Catarinense (IFC). A pesquisa caracteriza-se como de abordagem quantitativa, com alguns elementos de pesquisa qualitativa. O delineamento do estudo configura-se como documental, e os dados analisados foram de duas fontes: índices de 2017 a 2024 referentes ao curso em questão, presentes nos relatórios disponíveis no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA); e formulários preenchidos pelos discentes no momento do cancelamento da matrícula. Na análise de dados, inicialmente são apresentados os índices de acesso, permanência e êxito escolar e, em seguida, são listados os fatores determinantes para a evasão no curso. Por fim, é concluído que os índices de evasão escolar no curso de EMITAI são elevados e de que a insatisfação dos discentes com a didática de alguns professores e o baixo rendimento e/ou dificuldade de aprendizagem escolar estão entre os aspectos determinantes para a evasão no EMITAI.

Biografia do Autor

  • Everton de Souza, Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Brasil

    Mestre em Educação. Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó), Chapecó, Santa Catarina, (SC) Brasil. 

  • Marilandi Maria Mascarello Vieira, Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Brasil

    Doutora em Educação. Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó), Chapecó, Santa Catarina, (SC) Brasil. 

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Publicado

2025-07-06

Edição

Seção

DEMANDA CONTÍNUA

Como Citar

SOUZA, Everton de; VIEIRA, Marilandi Maria Mascarello. Acesso, permanência e êxito escolar no Ensino Médio Integrado. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 14, n. 2, p. 1–16, 2025. DOI: 10.14393/REPOD-v14n2a2025-74912. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/74912. Acesso em: 15 dez. 2025.