O Projeto Principal de Educação e a internacionalização da reforma curricular latino-americana: reverberações na BNCC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v13n2a2024-70974

Palavras-chave:

Política Educacional, Projeto Principal, Reformas Curriculares

Resumo

Este artigo teve como objetivo analisar os boletins informativos publicados pela Unesco/Orealc, de 1982 a 1999, para orientar o Projeto Principal de Educação e a reforma curricular na América-Latina, em particular a BNCC, no Brasil. Tratou-se de uma pesquisa de caráter documental fundamentada pelos pressupostos teórico-metodológicos de Shiroma, Campos e Garcia (2005). Por meio da análise do discurso, foi possível identificar que o Projeto Principal de Educação influenciou a construção da política educacional brasileira com alguns princípios, tais como: a gestão financeira da educação, o aluno como protagonista no processo de ensino-aprendizagem e o desenvolvimento de habilidades para atender às demandas do mercado de trabalho.

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Biografia do Autor

Bruno Nicolau Cerine da Cruz, Universidade Estadual de Maringá - Brasil

Mestre em Educação. Universidade Estadual de Maringá (Doutorando em Educação), Maringá, Paraná, Brasil.

Jorge Henrique de Lima Monteiro, Universidade Estadual de Maringá - Brasil

Mestre em Educação. Universidade Estadual de Maringá (Doutorando em Educação), Maringá, Paraná, Brasil.

Telma Adriana Pacifico Martineli, Universidade Estadual de Maringá - Brasil

Doutora em Educação. Universidade Estadual de Maringá (Docente no Departamento de Educação Física e no Programa de Pós-Graduação em Educação), Maringá, Paraná, Brasil.

Referências

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Publicado

2024-04-29

Como Citar

CRUZ, B. N. C. da; MONTEIRO, J. H. de L.; MARTINELI, T. A. P. O Projeto Principal de Educação e a internacionalização da reforma curricular latino-americana: reverberações na BNCC. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 1–21, 2024. DOI: 10.14393/REPOD-v13n2a2024-70974. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/70974. Acesso em: 23 dez. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ - “INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO: TENDÊNCIAS GLOBAIS E DESAFIOS NACIONAIS”