A Escola Pública Popular na América Latina e Caribe: Aprendizados a partir dos Bachilleratos Populares da Argentina

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DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v12n2a2023-68366

Palavras-chave:

Educação, Escola Pública, Educação Popular, América Latina e Caribe

Resumo

O presente trabalho objetiva compreender a formação dos Bachilleratos Populares na Argentina e suas contribuições para a construção da escola pública popular na América Latina e Caribe. Metodologicamente, a pesquisa se configura como um estudo de caso com trabalho de campo, levantamento bibliográfico, levantamento documental e realização de entrevistas semiestruturadas. A constituição da Escola Pública Popular é possível com autonomia política, pedagógica e filosófica, as quais são materializadas nos currículos, nos conteúdos, nas didáticas, nas avaliações, nas formações docentes e nas reivindicações diante do Estado e da sociedade civil.

 

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Biografia do Autor

Sulivan Ferreira de Souza, Universidade Federal do Pará - Brasil

Doutor em Educação (UFMG), Docente da Universidade Federal do Pará, Altamira, Pará, Brasil. Membro do Grupo de Trabalho – CLACSO: Educação Popular e Pedagogias Críticas.

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Publicado

2023-05-18

Como Citar

SOUZA, S. F. de. A Escola Pública Popular na América Latina e Caribe: Aprendizados a partir dos Bachilleratos Populares da Argentina. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 683–701, 2023. DOI: 10.14393/REPOD-v12n2a2023-68366. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/68366. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ - ESTADO E POLÍTICAS EDUCACIONAIS NA AMÉRICA LATINA: CONFIGURAÇÕES ATUAIS