Políticas educacionais, neoliberalismo e educação integral

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DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v11n3a2022-66308

Palavras-chave:

Educação Integral, Políticas educacionais, Neoliberalismo

Resumo

Este texto objetiva identificar como as políticas educacionais, referentes à educação integral, se estabeleceram no Brasil a partir da década de 1990 no contexto neoliberal, dando ênfase aos Programas Mais Educação (PME) e Novo Mais Educação (PNME), que se constituíram como as principais políticas públicas indutoras de educação integral no ensino fundamental em nível nacional, de maneira que se possa compreender as concepções de educação integral que alicerçaram a implementação dos programas. Para tanto, realiza-se um resgate da estrutura do seu aporte legal a partir da década de 1990 e busca-se compreender as conduções que o Estado vem adotando na implementação das atuais políticas educacionais com vistas à educação integral. Por fim, realiza-se a contextualização das políticas educacionais no contexto neoliberal, articulando-as com a mercantilização da educação.

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Publicado

2022-07-13

Como Citar

BAPTISTA , T. N. F.; COLARES, M. L. I. S. Políticas educacionais, neoliberalismo e educação integral . Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 11, n. 3, p. 873–891, 2022. DOI: 10.14393/REPOD-v11n3a2022-66308. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/66308. Acesso em: 23 dez. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ - POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE CRISE DO CAPITALISMO GLOBAL