Valorização do magistério e educação em tempo integral na rede de ensino pública municipal do Rio de Janeiro: o que dizem os documentos normativos?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v11n3a2022-65754

Palavras-chave:

PNE, Valorização do magistério, Escolarização em tempo integral

Resumo

Neste artigo discute-se a valorização do magistério da educação básica e sua articulação com a meta seis do Plano Nacional de Educação. Trata-se de um recorte de projeto mais amplo, cujo objetivo foi analisar as perspectivas e desafios presentes nos planos municipais de educação e de carreira das redes públicas de ensino do estado do Rio de Janeiro. As análises dos planos da capital fluminense indicam a necessidade de monitoramento das metas e estratégias quanto ao tempo extraclasse destinado à formação, planejamento e organização do trabalho docente, assim como jornada em regime integral que favoreça a práxis pedagógica. Além disto, constatou-se ausência de um projeto formativo fundamentado para atuar na educação em tempo integral, objetivando uma educação integral emancipadora.

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Publicado

2022-07-13

Como Citar

MARTINS, F.; COELHO, L. M. C. da C. Valorização do magistério e educação em tempo integral na rede de ensino pública municipal do Rio de Janeiro: o que dizem os documentos normativos?. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 11, n. 3, p. 1174–1191, 2022. DOI: 10.14393/REPOD-v11n3a2022-65754. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/65754. Acesso em: 26 jul. 2024.

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