Estado neoliberal e retrocessos democráticos nas políticas públicas de educação

Entrevista: Christian Laval

Autores

  • Maria Vieira da Silva Universidade Federal de Uberlândia - Brasil

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v11n2a2022-65383

Palavras-chave:

Novo neoliberalismo, Estado e políticas de austeridade, Educação escolar

Resumo

As teorizações do sociólogo francês Christian Laval têm se constituído em importantes referenciais para pesquisadores da área de humanidades. Suas análises enfocam de forma densa dimensões da nova racionalidade política, a qual transversaliza governos, economia, sociedade e Estado e incidem sobre a produção de subjetividades e regulação das existências. Na presente entrevista, Laval nos possibilita compreender o percurso de suas formulações sobre o denominado “Novo neoliberalismo” sustentado por políticas econômicas de austeridade, pela mercantilização das relações sociais e da ditadura dos mercados financeiros como também o papel da escola no processo de produção de subjetividades para a racionalidade política da lógica neoliberal contemporânea. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Maria Vieira da Silva, Universidade Federal de Uberlândia - Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), com estágio de pós-doutorado, realizado no Centre de Recherches Sociologiques e Politiques de Paris–Université Paris VIII. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade   Federal   de   Uberlândia.   Bolsista   de   Produtividade   em   Pesquisa   do Conselho   Nacional   de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Membro do Grupo de Trabalho Estado e Políticas Educacionais da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) e membro do     Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES).

Publicado

2022-04-12

Como Citar

Silva, M. V. da. (2022). Estado neoliberal e retrocessos democráticos nas políticas públicas de educação: Entrevista: Christian Laval . Revista Educação E Políticas Em Debate, 11(2), 522–529. https://doi.org/10.14393/REPOD-v11n2a2022-65383

Edição

Seção

DOSSIÊ - ESTADO NEOLIBERAL E RETROCESSOS DEMOCRÁTICOS NAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO