A migração para o ensino público: uma análise do direito à educação no Paraná em tempos de pandemia de Covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v11n3a2022-65291

Palavras-chave:

Covid-19, Pandemia, Direito à educação, Ensino Público

Resumo

O advento da pandemia de Covid-19 trouxe uma enorme crise social e econômica como consequência das medidas de controle de disseminação do vírus. No Brasil, o direito à educação previsto na Constituição foi significantemente afetado com a migração de alunos de escolas particulares para a rede pública de ensino. O objetivo deste estudo é analisar os dados do censo escolar para verificar esta migração. Para cumprir este objetivo, a pesquisa utiliza abordagem quantitativa e qualitativa, com dados obtidos do Consulta Matrículas do INEP no lapso temporal de 2017 a 2020 no estado do Paraná, como também de pesquisa bibliográfica e documental relacionada ao tema. Identificou-se que a obrigatoriedade da educação pública foi construída desde a Constituição de 1824 e aperfeiçoada na Carta Magna de 1988. Outrossim, foi identificado discreto aumento de matrículas na rede pública de ensino paranaense em 2020, quebrando uma sequência de quedas desde 2017. Sugere-se o aprofundamento do estudo para verificar a evasão escolar decorrente da pandemia de Covid-19.

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Publicado

2022-07-13

Como Citar

PILARSKI, M. M.; MYSZCZUK, A. P.; PEREIRA, V. H.; CARVALHO, H. A. de. A migração para o ensino público: uma análise do direito à educação no Paraná em tempos de pandemia de Covid-19. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 11, n. 3, p. 944–958, 2022. DOI: 10.14393/REPOD-v11n3a2022-65291. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/65291. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ - POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE CRISE DO CAPITALISMO GLOBAL