Os efeitos da covid-19 na educação básica de Mato grosso do Sul: como a rede estadual de ensino enfrenta a pandemia?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v10n3a2021-62396

Palavras-chave:

Educação básica do Mato Grosso do Sul, Professores e Estudantes, Covid-19

Resumo

Considerando a crise sanitária mundial causada pela pandemia da COVID-19 e, como as medidas de enfrentamento a doença vem atingindo diretamente a educação, este estudo pretende refletir e discutir, por meio da epistemologia do pensamento descolonial, a situação vigente da educação básica de Mato Grosso do Sul, mais especificamente a atuação do professor da rede estadual nas aulas não presenciais. Para tanto, temas como a organização de aulas remotas, a exclusão escolar de estudantes inviabilizados pelo não acesso à escola e a equipamentos tecnológicos, a falta de domínio para uso de novos recursos eletrônicos por parte dos professores, o excesso de atividades em frente a computadores que faz com que os corpos sejam diretamente atingidos e o iminente risco a saúde mental dos envolvidos com processos educacionais, nos fazem refletir na educação que precisamos ter no pós-pandemia.

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Biografia do Autor

Eleida da Silva Arce Adamiski, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - Brasil

Mestranda do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Coordenadora de Políticas para o Ensino Fundamental da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul, Campo Grande - MS, Brasil.

Marcos Antônio Bessa-Oliveira, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - Brasil

Pós-Doutor pela Faculdade de Artes, Letras e Comunicação, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Professor na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Campo Grande – MS, Brasil.

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Publicado

2021-10-01

Como Citar

Adamiski, E. da S. A., & Bessa-Oliveira, M. A. . (2021). Os efeitos da covid-19 na educação básica de Mato grosso do Sul: como a rede estadual de ensino enfrenta a pandemia?. Revista Educação E Políticas Em Debate, 10(3), 1107–1123. https://doi.org/10.14393/REPOD-v10n3a2021-62396

Edição

Seção

DOSSIÊ: Direito à educação básica e superior em tempos de pandemia