A temática étnico-racial na formação de professores: um estudo de caso no curso de Pedagogia no Noroeste de Minas Gerais / Ethnic-racial thematic in teacher training: a case study in the Pedagogy course in Northwest Minas Gerais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v9n3a2020-57884

Palavras-chave:

Formação de professores, Educação Étnico racial, Leis 10.639/03 e 11.645/08

Resumo

O artigo tem por objetivo investigar se as disciplinas de Educação étnico racial e História e cultura afro-brasileira, inseridas nas grades dos cursos de Pedagogia de duas IES localizadas no Noroeste de Minas Gerais contribuem para que os futuros professores construam saberes necessários para uma prática pedagógica antirracista. A pesquisa foi realizada na modalidade qualitativa. Os pesquisadores entrevistaram 74 alunos do 8º período dos cursos de Pedagogia. Os dados colhidos em campo sinalizam para um avanço na aplicação das Leis 10.639/03 -11.645/08, no entanto, evidenciam a necessidade de continuidades nos projetos educacionais para que a mentalidade antirracista seja internalizada na sociedade local.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Maria Célia da Silva Gonçalves, Università degli Studi Del Sannio - Itália

Pós-doutorado em Educação pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Estágio Pós-doutoral em Economic History Department of Law, Economics, Management and  Quantitative Methods-DEMM da Università degli Studi Del Sannio - UNISANNIO-(Benevento, Italy).Visiting Professora da Università degli Studi Del Sannio - UNISANNIO. Pós-doutoranda em História pela Universidade de Évora em Portugal.

Luiz Síveres, Universidade Católica de Brasília - Brasil

Pós-doutorado em Educação e Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Foi Pró-Reitor de Extensão, de Pesquisa e Pós-graduação e, atualmente, é Professor/Pesquisador Permanente do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Católica de Brasília.

Referências

ANJOS, R. S. A. Geografia, território étnico e quilombos. In: GOMES, N. L. (org.). Tempos de lutas: as ações afirmativas no contexto brasileiro. Brasília: MEC-Secad, 2006, p.81–103.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. São Paulo: Ed. Revista dos Tribunais. 1988.

BRASIL, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CP nº3, de 10 de abril de 2004. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/cnecp_003.pdf>. Acesso em: 22 de jun. de 2020.

BRASIL, MINIESTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Plano Nacional das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana. Brasília: SECAD; SEPPIR, jun. 2009.

BRASIL, MINIESTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Lei nº 10.639/2003. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.639.htm>. Acesso em 22 de jun. de 2020.
BRASIL, MINIESTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Lei nº 11.645/2008. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei no 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena” Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei/L11645.htm>. Acesso em 22 de jun. de 2020.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em 20 de jun. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução nº 1, de 17 de junho de 2004. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/res012004.pdf>. Acesso em: 07 jun. 2020.

BRIGOLA, J.; GONÇALVES, M. C. S.; SILVA, R. J. B. Diálogo e educação étnico- racial: pensar para transformar. In: SÍVERES, L.; VASCONSELOS, I. C. O. (Org.). Diálogo: um processo educativo. Brasília: Cidade Gráfica Editora, 2018. p.107-128.

CAVALLEIRO, E. Valores Civilizatórios: Dimensões históricas para uma educação anti-racista. In: BRASIL. Orientações e Ações para Educação das Relações Étnico-Raciais. Brasília: SECAD, 2006.

DOMINGUES, P. Movimento negro brasileiro: alguns apontamentos históricos. Tempo, Niterói, v. 12, n. 23, p. 100-122, 2007. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-77042007000200007&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 22 de jun. de 2020. DOI: <https://doi.org/10.1590/S1413-77042007000200007>.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATISTICA (IBGE). Pesquisa Industrial de Indicadores Sociais Municipais: uma análise dos resultados do universo do Censo Demográfico 2010. Rio de Janeiro: IBGE, 2011. (Estudos e Pesquisas: informação demográfica e socioeconômica, n. 28).

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATISTICA (IBGE). Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) 2016. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/biblioteca-catalogo?view=detalhes&id=298887. Acesso em 20 jul de 2020

MESA REDONDA: "Dez anos da Lei 10.639/03: balanços e perspectivas” com Nilma Lino GOMES (UFMG) e Petronilha B.Gonçalves SILVA (UFSCar), organizada no dia 19 de abril de 2013 pelo NAP Brasil África. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=8WbLZOPcXUs. Acesso em 20 de jun. de 2020.

MONTEIRO, R. B. Licenciaturas. In: BRASIL. Orientações e Ações para Educação das Relações Étnico-Raciais. Brasília: SECAD, 2006.

PEREIRA, A. A. O movimento negro brasileiro e a lei nº 10.639/2003: da criação aos desafios para a implementação. Revista Contemporânea de Educação. vol. 11, n. 22, ago/dez de 2016. DOI: <https://doi.org/10.20500/rce.v12i23.3452>

SILVA, Giselda Shirley da; GONÇALVES, Maria Célia da Silva; ZAGANELLI; Margareth Vetis. Educação antirracista e direitos humanos: estudo de caso em uma escola estadual de ensino fundamental no município de João Pinheiro.In: FARIA, Denilda Caetano de; et.al.(org.). Educação História e Memória: formação de professores em diferentes espaços culturais. Goiânia: Ed da PUC de Goiás, 2016. p. 219-240.

SÍVERES, L. Universidade: Torre ou Sino? Brasília: Universa, 2006.

SÍVERES, L.; VASCONSELOS, I. C. O. (Org.). Diálogo: um processo educativo. Brasília: Cidade Gráfica Editora, 2018.

Downloads

Publicado

2020-10-24

Como Citar

GONÇALVES, M. C. da S. .; SÍVERES, L. . A temática étnico-racial na formação de professores: um estudo de caso no curso de Pedagogia no Noroeste de Minas Gerais / Ethnic-racial thematic in teacher training: a case study in the Pedagogy course in Northwest Minas Gerais. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 9, n. 3, p. 708–729, 2020. DOI: 10.14393/REPOD-v9n3a2020-57884. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/57884. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Políticas educacionais de igualdade racial concepções, reflexões e plur