A (não) presença da Educação a Distância nas políticas públicas contemporâneas para a formação inicial de docentes da Educação Básica / The absence or presence of Distance Education in contemporary public policies for the initial training of Basic Educat

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v9n1a2020-54805

Palavras-chave:

Políticas Públicas, Formação Docente, Educação a Distância

Resumo

Este artigo analisa aspectos relevantes para a compreensão da presença ou da “não” presença da Educação a Distância nas políticas públicas vigentes na contemporaneidade. O recorte deste estudo compreende desde a Conferência Nacional de Educação de 2010 às Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação de professores da educação básica, de 2019. Adotamos como procedimento metodológico a análise documental de textos legais e dialogamos com Dourado, Barreto, Mill e Minto para tecer considerações sobre o movimento da EaD na formação dos professores. Concluímos que, a despeito das resistências e mobilizações para a demarcação e implementação da EaD no ensino superior, as especificidades da modalidade não se fazem presentes nas políticas públicas de formação inicial de docentes de maneira efetiva.

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Biografia do Autor

Daniela Erani Monteiro Will, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC - Brasil

Mestre em Educação, doutoranda no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. E-mail: danielamwill@gmail.com; Lattes: http://lattes.cnpq.br/1704103543824013; ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1557-2568.

Edna Araujo dos Santos de Oliveira, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC - Brasil

Doutora em Educação, professora na Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC. E-mail: ednaaoliv@gmail.com; Lattes: http://lattes.cnpq.br/8367773401726425. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9292-9914.

Roseli Zen Cerny, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC - Brasil

Doutora em Educação, professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. E-mail: rosezencerny@gmail.com; Lattes:  http://lattes.cnpq.br/0388841601553817; ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7882-8551.

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Publicado

2020-05-15

Como Citar

WILL, D. E. M. .; OLIVEIRA, E. A. dos S. de; CERNY, R. Z. . A (não) presença da Educação a Distância nas políticas públicas contemporâneas para a formação inicial de docentes da Educação Básica / The absence or presence of Distance Education in contemporary public policies for the initial training of Basic Educat. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 121–136, 2020. DOI: 10.14393/REPOD-v9n1a2020-54805. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/54805. Acesso em: 26 jul. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Políticas públicas de educação a distância: desafios atuais