Tutoria online: desafios da docência em tempos e espaços digitais / Online tutoring: challenges of the teaching in digital times and spaces

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v9n1a2020-54803

Palavras-chave:

EAD, Legislação, Docência, Tutor Online

Resumo

Este artigo aborda a tutoria online no ensino superior na modalidade a distância como prática docente mediada pelas tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC). Apoia-se na pesquisa documental para apresentar uma síntese de marcos legais da educação a distância (EAD) no Brasil a fim de refletir sobre o papel do tutor em cursos de graduação nessa modalidade. Além disso, revisa referenciais teóricos sobre o tutor online por sua importância na mediação do processo de ensino e aprendizagem na sala de aula eletrônica. Conclui que, no campo das políticas de educação a distância, é necessário o debate sobre a tutoria online para compreensão e reconhecimento do trabalho docente desempenhado pelo tutor atuante no ensino superior não presencial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Aléxia Pádua Franco, Universidade Federal de Uberlândia - UFU - Minas Gerais - Brasil

Professora da Faculdade de Educação e do Centro de Educação a Distância da Universidade Federal de Uberlândia - UFU. Doutora em Educação pela UNICAMP. Professora PPGED/UFU. E-mail: alexia@ufu.br;
Lattes: http://lattes.cnpq.br/4607042780750206; ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2715-3627.

Renata de Oliveira Souza Carmo, Universidade de Uberaba - UNIUBE - Brasil

Professora da Universidade de Uberaba - Uniube. Mestre em Educação pela UFU. E-mail: renatadeoliveira.carmo@gmail.com; Lattes: http://lattes.cnpq.br/4329972745926849; ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0997-0754.

Referências

ALMENARA, G. V. R.; RODRIGUES, R. B. Pesquisa científica: tipologias predominantes. In: LIMA, P. G.; PEREIRA, M. C. (Orgs). Pesquisa científica em ciências humanas: uma introdução aos fundamentos e eixos procedimentais. Uberlândia: Navegando Publicações, 2018.

BEZERRA, M. A.; CARVALHO, A. B. G. Tutoria: concepções e práticas na educação a distância. In: SOUSA, R. P., MIOTA, F. M. C. S. C.; CARVALHO, A. B. G. (Orgs). Tecnologias digitais na educação [online]. Campina Grande: EDUEPB, 2011. p.233-258. Disponível em: http://books.scielo.org/id/6pdyn/pdf/sousa-9788578791247-10.pdf. Acesso em: 13 fev 2020.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBen), Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 23 dez. 1996. Seção 1, p.27833-27841. Disponível em: http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?data=23/12/1996&jornal=1&pagina=9&totalArquivos=289. Acesso em: 11 fev 2020.

BRASIL. Decreto nº 5.622, de 19 de dezembro de 2005. Regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 20 dez. 2005. Seção 1, p.1-4. Disponível em: http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?data=20/12/2005&jornal=1&pagina=1&totalArquivos=116. Acesso em: 11 fev 2020.

BRASIL. Decreto nº 9.057, de 25 de maio de 2017, regulamenta o art. 80 da Lei Nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, n. 100, seção 1, p.3-4, 26 maio 2017a. Disponível em: http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?jornal=1&pagina=3&data=26/05/2017. Acesso em: 11 fev 2020.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Ensino Superior. Resolução nº 1, de 2016. Estabelece Diretrizes e Normas Nacionais para a Oferta de Programas e Cursos de Educação Superior na Modalidade a Distância. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, n. 49, seção 1, p.23-24, mar./ 2016. Disponível em: http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?data=14/03/2016&jornal=1&pagina=23&totalArquivos=92. Acesso em: 13 fev 2020.

BRASIL. Portaria nº 1.428, de 28 de dezembro de 2018. Dispõe sobre a oferta, por Instituições de Educação Superior IES, de disciplinas na modalidade a distância em cursos de graduação presencial. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, n. 250, seção 1, p. 59, 31 dez 2018.

BRASIL. Portaria nº2.117, de 6 de dezembro de 2019. Dispõe sobre a oferta de carga horária na modalidade de Ensino a Distância - EaD em cursos de graduação presenciais ofertados por Instituições de Educação Superior - IES pertencentes ao Sistema Federal de Ensino. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, edição 239, seção 1, p. 131, 11 dez. 2019. Disponível em: http://www.in.gov.br/web/dou/-/portaria-n-2.117-de-6-de-dezembro-de-2019-232670913. Acesso em: 24 fev 2020.

BRASIL. Portaria nº 4.059, de 10 de dezembro de 2004. Dispõe sobre a oferta de disciplinas semipresenciais em cursos superiores reconhecidos. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 13 dez. 2004. Seção 1. p.34.

BRASIL. Referenciais de Qualidade para Educação Superior a Distância. Brasília, DF: MEC, SEED, 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/legislacao/refead1.pdf. Acesso em: 17 fev 2020.

BRASIL. Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (Sinaes): instrumento de avaliação de cursos de graduação presencial e a distância. Brasília, DF: Inep, MEC, Daes, 2017b.

CARMO, R. O. S.; FRANCO, A. P. Da docência presencial à docência online: aprendizagens de professores universitários na educação a distância. Educ. rev., Belo Horizonte, v. 35, ago. 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-4698210399.

Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982019000100420&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 25 fev 2020.

CHARÃO, L.; SANTOS, A. C. O. Educação a distância no contexto das mudanças oriundas da reestruturação produtiva do capital: novas demandas e a ressignificação do trabalho docente. In: LUCENA, C.; OMENA, A.; LIMA, A. B. Trabalho, Estado e Educação: considerações teóricas. Uberlândia: Navegando Publicações, 2016. p.101-131.

INSTITUTO FEDERAL DO TOCANTINS. Edital Nº 43/2019. [Processo seletivo simplificado para tutor a distância para atuar como bolsista no sistema Universidade Aberta do Brasil no âmbito do Instituto Federal do Tocantins (UAB/IFTO)]. Palmas: UAB/ IFTO, 29 de maio de 2019. Disponível em: http://www.ifto.edu.br/ifto/reitoria/pro-reitorias/proen/diretorias/ead/uab/editais/edital-no-43-2019-processo-seletivo-simplificado-para-tutor-a-distancia-para-atuar-como-bolsista-no-sistema-universidade-aberta-do-brasil-no-ambito-do-instituto-federal-do-tocantins-uab-ifto. Acesso em: 25 fev 2020.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

MASETTO, M. (Org.). Docência na universidade. 9.ed. Campinas: Papirus, 2008.

MILL, D. Docência virtual: uma visão crítica. Campinas: Papirus, 2015. E-book. Disponível em: https://uniube.bv3.digitalpages.com.br/users/publications/9788544900550. Acesso em: 17 set 2017.

SANTOS, P. C. A coconstrução como fio condutor para formação de professores-tutores online. 2015. 89 f. Dissertação (Mestrado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde). Universidade de Brasília, 2015. Disponível em: http://repositorio.unb.br/bitstream/10482/18982/1/2015_PriscilaCostaSantos.pdf. Acesso em: 16 fev 2020.

SCHLOSSE, R. L. A atuação dos tutores nos cursos de educação a distância. Colabor@: Revista Digital da CVA - Ricesu, Porto Alegre, v. 6, n. 22, p. 1-11, fev./ 2010. Disponível em: https://pdfs.semanticscholar.org/a0dd/94635c692fca878acc193f703f5f8b7bd035.pdf?_ga=2.11551153.488654207.1581906607-72361769.1581906607. Acesso em: 16 fev 2020.

SENO, W. P.; BELHOT, R. V. Delimitando a fronteira para a delimitação de competências para a capacitação de professores de engenharia para o ensino a distância. Gestão & Produção, São Carlos, v. 16, n. 3, p. 502-514, jul./set. 2009. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/gp/v16n3/v16n3a15.pdf. Acesso em: 13 fev 2020.

SILVA, M.; BRITO, S. Docência online no ensino superior: saberes docentes e formação continuada. Educ. Foco, Juiz de Fora, v.18, n.1, p.105-126, mar./ jun. 2013. Disponível em: http://www.ufjf.br/revistaedufoco/files/2014/06/texto-4.pdf. Acesso em: 16 fev 2020.

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA. Edital Nº 034/ 2019. [Seleção de bolsistas para tutoria no curso de teatro - licenciatura da UAB/UnB]. Brasília: UAB/ UnB, 20 de dezembro de 2019. Disponível em: https://www.cead.unb.br/images/Editais/2019/aberturateatro.pdf. Acesso em: 25 fev 2020.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA. Edital Nº 29/ 2019. [Seleção de tutores para o curso de administração pública a distância]. Juiz de Fora: UAB/ UFJF, 12 de novembro de 2019. Disponível em: http://www.cead.ufjf.br/wp-content/uploads/2019/11/edital-29-tutor-bap.pdf. Acesso em: 25 fev 2020.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA. Edital Nº 025/ 2019. [Seleção de tutor da UAB/ UFSM – graduação em pedagogia]. Santa Maria: UAB/ UFSM, 08 de outubro de 2019. Disponível em: https://www.ufsm.br/orgaos-suplementares/nte/editais/025-2019/. Acesso em: 25 fev 2020.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA. Edital Nº 02/2019. [Processo seletivo simplificado para composição de banco de tutores temporários para atuar no curso de graduação em pedagogia na modalidade a distância oferecido pela Universidade Federal de Uberlândia]. Uberlândia: UAB/ UFU, 04 de outubro de 2019. Disponível em: http://www.cead.ufu.br/processo-seletivo/2019/10/processo-seletivo-simplificado-para-composi%C3%A7%C3%A3o-de-banco-de-tutores. Acesso em: 25 fev 2020.

Downloads

Publicado

2020-05-15

Como Citar

Franco, A. P. ., & Carmo, R. de O. S. . (2020). Tutoria online: desafios da docência em tempos e espaços digitais / Online tutoring: challenges of the teaching in digital times and spaces. Revista Educação E Políticas Em Debate, 9(1), 107–120. https://doi.org/10.14393/REPOD-v9n1a2020-54803

Edição

Seção

Dossiê: Políticas públicas de educação a distância: desafios atuais