Tutoria online: desafios da docência em tempos e espaços digitais / Online tutoring: challenges of the teaching in digital times and spaces
DOI:
https://doi.org/10.14393/REPOD-v9n1a2020-54803Palavras-chave:
EAD, Legislação, Docência, Tutor OnlineResumo
Este artigo aborda a tutoria online no ensino superior na modalidade a distância como prática docente mediada pelas tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC). Apoia-se na pesquisa documental para apresentar uma síntese de marcos legais da educação a distância (EAD) no Brasil a fim de refletir sobre o papel do tutor em cursos de graduação nessa modalidade. Além disso, revisa referenciais teóricos sobre o tutor online por sua importância na mediação do processo de ensino e aprendizagem na sala de aula eletrônica. Conclui que, no campo das políticas de educação a distância, é necessário o debate sobre a tutoria online para compreensão e reconhecimento do trabalho docente desempenhado pelo tutor atuante no ensino superior não presencial.
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