O Programa de Demanda Social da Capes no contexto da pós-graduação brasileira

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v10n2a2021-54801

Palabras clave:

Demanda Social, Políticas Públicas, Ensino Superior, Mestrado, Doutorado

Resumen

El programa de Demanda Social de la “Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior” (DS/ Capes) es el más gran programa de becas de máster y de doctorado académico en Brasil y tiene como objetivo primordial la formación de recursos humanos de alto nivel. Atiende institutos de enseñanza superior públicos y sin costos y cursos de posgrado evaluados con notas entre 3 y 5. Este artículo busca diseminar la importancia de esa política de educación superior a través de su descripción histórica. Para estos fines, se realizó una revisión bibliográfica, con atención especial a la legislación acerca de la concepción y de los cambios de ese programa, de la Capes y del posgrado brasileño. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Patrícia Paiva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul – Brasil

Mestre em Política Social pela Universidade de Brasília (UnB). Analista em Ciência e Tecnologia da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Nair Heloisa Bicalho de Sousa, Universidade de Brasília – Brasil

Doutora em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP). Docente do Departamento de Serviço Social da Universidade de Brasília (UnB).

Diogo Onofre Gomes de Souza, Universidade Federal do Rio Grande do Sul – Brasil

Doutor em Bioquímica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Docente do Instituto de Ciências Básicas da Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Citas

AHLERT, Alvori. Políticas públicas e educação na construção de uma cidadania participativa, no contexto do debate sobre ciência e tecnologia. Educere – Revista da Educação da UNIPAR, Umuarama, vol. 3, n. 2, p.129-148, jul./dez. 2003. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/educere/article/view/186. Acesso em: 4 jan. 2020. DOI: https://doi.org/10.25110/educere.v3i2.2003.186.

BRASIL. Decreto nº 2.370, de 10 de novembro de 1997a. Dispõe sobre a concessão de novas bolsas de estudo e de pesquisa no âmbito dos Ministérios da Educação e do Desporto e da Ciência e Tecnologia, no exercício de 1998, e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/1997/D2370.htm. Acesso em: 20 out. 2020.

BRASIL. Decreto nº 2.401, de 21 de novembro de 1997b. Estabelece limites para o empenho da despesa e condições para a sua inscrição em restos a pagar, altera a redação do art. 1º do Decreto nº 2.214, de 25 de abril de 1997, que dispõe sobre a compatibilização entre a realização da receita e a execução da despesa, sobre a programação orçamentária e financeira do Poder Executivo para o exercício de 1997, e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/1997/D2401.htm. Acesso em: 20 out. 2020.

BRASIL. Decreto nº 29.741, de 11 de julho de 1951. Institui uma Comissão para promover a Campanha Nacional de Aperfeiçoamento de pessoal de nível superior. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1950-1959/decreto-29741-11-julho-1951-336144-publicacaooriginal-1-pe.html. Acesso em: 20 out. 2020.

BRASIL. Decreto nº 53.932, de 26 de maio de 1964. Reúne em um só órgão Capes, Cosupi e Protec. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1960-1969/decreto-53932-26-maio-1964-393973-publicacaooriginal-1-pe.html. Acesso em: 20 out. 2020.

BRASIL. Decreto nº 73.411, de 4 de janeiro de 1974. Institui o Conselho Nacional de Pós-Graduação e dá outras providências. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1970-1979/decreto-73411-4-janeiro-1974-421858-publicacaooriginal-1-pe.html. Acesso em: 20 out. 2020.

BRASIL. Emenda Constitucional nº95, de 15 de dezembro de 2016. Altera o Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, para instituir o Novo Regime Fiscal, e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/Emendas/Emc/emc95.htm. Acesso em: 3 jan. 2021.

BRASIL. Lei nº 4.024, de 20 de dezembro de 1961. Fixa as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L4024.htm. Acesso em: 20 out. 2020.

BRASIL. Lei nº 5.539, de 27 de novembro de 1968. Modifica dispositivos da Lei número 4.881-A, de 6 de dezembro de 1965, que dispõe sobre o Estatuto do Magistério Superior, e dá outras providências. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1960-1969/lei-5539-27-novembro-1968-359197-normaatualizada-pl.html. Acesso em: 20 out. 2020.

BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm. Acesso em: 20 out. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Conselho Federal de Educação (CFE). Parecer nº 77, aprovado em 11 de fevereiro de 1969. Documenta, n. 98, p. 128-132.

BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Conselho Federal de Educação (CFE). Parecer nº 977, aprovado em 3 de dezembro de 1965. Disponível em: http://cad.capes.gov.br/ato-administrativo-detalhar?idAtoAdmElastic=314#anchor. Acesso em: 20 out. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação do Brasil (MEC). Secretaria de Educação Superior (SESu/MEC)/Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). I Plano Nacional de Pós-Graduação: 1975-1979, 1975a. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/i-pnpg-pdf. Acesso em: 20 out. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação do Brasil (MEC). Secretaria de Educação Superior (SESu/MEC)/Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Relatório, Brasília, DF, [1986?].

BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Ata da 1ª. e 2ª. sessões da X reunião do Conselho Técnico-Administrativo da Capes, 7 nov. 1975b.

BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Ata da 2ª. sessão da XIV reunião do Conselho Técnico-Administrativo da Capes, 16 ago. 1976a.

BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Capes, 50 anos: depoimentos ao CPDOC/FGV. Organizadoras: FERREIRA, Marieta de Mores; MOREIRA, Regina da Luz, Brasília, DF, 2002. Disponível em: http://dominiopublico.mec.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=24633. Acesso em: 20 out. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Capes 60 anos: Seis décadas de evolução da pós-graduação. Revista Comemorativa, Brasília, DF, jul., 2011a. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/revista-capes-60-anos-pdf. Acesso em: 20 out. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Portaria nº 215, de 1º de novembro de 2011b. Disponível em: http://cad.capes.gov.br/ato-administrativo-detalhar?idAtoAdmElastic=672#anchor. Acesso em: 20 out. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Relatório Capes de 1975, Brasília, DF, jun. 1976b.

BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Relatório Capes de 1976, Brasília, DF, jun. 1977.

BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Resolução nº 26, de 9 de julho de 1975c. Brasília, DF, jul. 1975.

CHAVES, Vera Lúcia. J.; REIS, Luiz Fernando; GUIMARÃES, André R. Dívida Pública e financiamento da educação superior no Brasil. Acta Scientiarum. Education, Maringá, v.40(1), e37668, 2018.

Disponível em: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciEduc/article/view/37668. Acesso em: Acesso em: 4 jan. 2020. DOI: https://doi.org/10.4025/actascieduc.v40i1.37668.

CORDOVA, Rogério de A. CAPES: origem, realizações, significações (1951-1996). Brasília, DF, [s.n], 1998, vol. 1.

DUTRA, Norivan L. L.; BRISOLLA, Lívia S. Impactos e rupturas na educação superior brasileira após a Emenda Constitucional 95/2016: o caso dos institutos federais. FINEDUCA – Revista de Financiamento da Educação, Porto Alegre, v. 10, n.7, 2020. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/fineduca/article/view/79581. Acesso em: 4 jan. 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.22491/fineduca-2236-5907-v10-79581.

MAGALHÃES, Ana Maria da S.; REAL, Giselle Cristina M. Situando os debates sobre a avaliação da pós-graduação: os estudos do campo pelo campo. EccoS - Revista Científica, São Paulo, n. 46, p. 131-148, 2018. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/7947. Acesso em: 20 out. 2020. DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n46.7947.

SALVADOR, Evilasio; TEIXEIRA, Sandra O. Orçamento e políticas sociais: metodologia de análise na perspectiva crítica. Revista de Políticas Públicas, São Luís, v.18, n.1, p.15-32, jan./jun. 2014. Disponível em:

http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rppublica/article/view/2681. Acesso em: 4 jan. 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.18764/2178-2865.v18n1p15-32.

YANNOULAS, Silvia; GARCIA, Adir. A complexa relação entre educação, pobreza e desigualdade social. Em Aberto, Brasília, v. 30, n. 99, p.15-18, maio/ago. 2017. Disponível em: http://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/view/3197. Acesso em: 4 jan. 2020. DOI: https://doi.org/10.24109/2176-6673.emaberto.30i99.3331.

Publicado

2021-07-14

Cómo citar

PAIVA, P.; SOUSA, N. H. B. de .; SOUZA, D. O. G. de . O Programa de Demanda Social da Capes no contexto da pós-graduação brasileira. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 801–818, 2021. DOI: 10.14393/REPOD-v10n2a2021-54801. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/54801. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos de Demanda Contínua