Entrevista: Políticas em educação a distância e sua dinâmica normativa após 1990 ao contexto atual / Interview: Distance education policies and their legal guidelines evolution after 1990 to the current context

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v9n1a2020-54795

Palavras-chave:

Políticas públicas, Educação a distância, Formação de professores

Resumo

Na presente entrevista, por intermédio do diálogo estabelecido com os professores, também pesquisadores e estudiosos sobre a temática, propôs-se fazer uma discussão a respeito das políticas públicas da educação a distância e sua dinâmica político-pedagógica, a partir dos anos 1990, com especial foco no contexto atual. No desenvolvimento do diálogo abordou-se a legislação concernente à EaD, as práticas e os entraves, bem como os desafios encontrados. Abordou-se, também, a UAB e seus benefícios e limitações para a formação de professores. Deu-se especial destaque à experiência do prof. Dourado como relator na Comissão para Construção das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação a Distância em Cursos Superiores. As críticas e reflexões agregaram subsídios ao debate sobre a temática, especialmente nestes tempos em que vivemos uma pandemia e que a EaD, comumente de forma improvisada, tem sido requisitada no lugar das aulas presenciais. Por fim, vislumbramos perspectivas positivas para o futuro da educação, e da EaD, em nosso país.

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Biografia do Autor

Luiz Fernandes Dourado, Universidade Federal de Goiás - UFG - Brasil

Professor Titular Emérito da Universidade Federal de Goiás (UFG). Doutor em Educação/UFRJ. Pós-doutorado na EHESS/CRBC em Paris/França. É diretor de Intercâmbio Institucional da ANPAE e membro do FNPE. Foi Membro do Conselho Superior e do Comitê Científico da Educação Básica da Capes (2013/2017), da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação (2012-2016) e do Fórum Nacional de Educação (2014/2016). Foi Diretor da Secretaria de EB do MEC e Coordenador Geral de Estatísticas Especiais do INEP, Secretário adjunto da ANPED, Diretor de Pesquisa da ANPAE e Editor da Revistas Retratos da Escola/CNTE/Esforce. E-mail: luizdourado1@gmail.com; Lattes:  http://lattes.cnpq.br/1883931901388039Orcid: https://orcid.org/0000-0001-5212-6607.

Vicente Batista Santos Neto, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFTM - Campus Uberaba - Minas Gerais - Brasil

Doutor em Educação pela UFU. Mestre pela UFU. Professor do IFTM. E-mail: vicente@iftm.edu.br; Lattes: http://lattes.cnpq.br/3375351463359641; ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5207-7275.

Maria Célia Borges, Universidade Federal de Uberlândia - UFU - Minas Gerais - Brasil

Doutora em Educação pela PUCSP, Pós-doutora pela FEUSP. Mestre em Educação pela UFU. Professora da UFU, com atuação no Curso de Pedagogia e outras licenciaturas. Docente da Pós-graduação stricto sensu na Faced. E-mail: mariacelia@ufu.br; Lattes: http://lattes.cnpq.br/5826866488560826; ORCID: http://orcid.org/0000-0002-5445-023X.

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Publicado

2020-05-15

Como Citar

DOURADO, L. F. .; SANTOS NETO, V. B. .; BORGES, M. C. . Entrevista: Políticas em educação a distância e sua dinâmica normativa após 1990 ao contexto atual / Interview: Distance education policies and their legal guidelines evolution after 1990 to the current context. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 22–52, 2020. DOI: 10.14393/REPOD-v9n1a2020-54795. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/54795. Acesso em: 26 jul. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Políticas públicas de educação a distância: desafios atuais