Educação Infantil em tempo integral: implicações da política de extensão da jornada escolar das crianças da cidade de Janaúba/MG

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v8n3a2019-52590

Palavras-chave:

Educação infantil, Políticas de Educação em tempo integral, Escola de tempo integral, Ensino-aprendizagem

Resumo

Neste trabalho o objetivo foi analisar implicações da política de educação de tempo integral para o processo ensino aprendizagem na educação infantil no CEMEI “X” da cidade de Janaúba-MG. Nessa pesquisa de cunho qualitativo numa perspectiva exploratória, se desenvolveu pesquisa bibliográfica, utilizando-se de autores como Kuhlman Jr. (2010), Cavaliere (2002), Coelho (2009), Gadotti (2009); e no campo empírico, obteve-se os dados por meio da aplicação de um questionário com questões objetivas e discursivas às oito professoras participantes. As informações foram organizadas e interpretadas à luz do referencial teórico. Com base nos resultados é possível afirmar que as professoras identificaram e vivenciaram vários desafios na instituição, entre eles, escassez de recursos humanos e materiais, cansaço das crianças, falta de estrutura da escola e ausência dos pais. Para elas, esses fatores interferem na realização do trabalho pedagógico, o que vem afetando a aprendizagem e desenvolvimento das crianças.  

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Publicado

2020-02-05

Como Citar

SOUZA, E. A. M. . Educação Infantil em tempo integral: implicações da política de extensão da jornada escolar das crianças da cidade de Janaúba/MG . Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 8, n. 3, p. 378–394, 2020. DOI: 10.14393/REPOD-v8n3a2019-52590. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/52590. Acesso em: 26 jul. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Políticas públicas de educação em tempo integral: Desafios atuais