Educação™: discussões sobre o “Novo Ensino Médio” do Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v8n2a2019-50356

Palavras-chave:

Neoliberalismo, Novo Ensino Médio, Redes sociais

Resumo

A sociedade atual é chamada por muitos de “neoliberal”, sendo marcada pela reprodução de uma razão empresarial em busca da propagação de interesses do mercado em diversas esferas. Nesse sentido, este artigo propõe debater como a dimensão da educação se insere neste contexto, refletindo sobre obstáculos e desafios para se realizar um ensino transformador. Propõe-se investigar o “Novo Ensino Médio” anunciado no governo Temer em 2017, assumindo como hipótese que a formulação desta política possa ser compreendida com maior profundidade ao apresentarmos indícios da existência de algumas redes relacionais entre governo e setor privado. Na pesquisa, analisamos a proposta enunciada em relação com a de outros dois grupos – Itaú Unibanco e Instituto Inspirare – pela perspectiva das redes, o que nos levou a discutir sobre o lugar do Movimento Pela Base Nacional Comum e seus anseios.

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Publicado

2020-01-29

Como Citar

FERREIRA, L. Educação™: discussões sobre o “Novo Ensino Médio” do Brasil. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 254–270, 2020. DOI: 10.14393/REPOD-v8n2a2019-50356. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/50356. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua