A gestão democrática nos sistemas de ensino e nas escolas: desafios e perspectivas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD.issn.2238-8346.v7n2a2018-04

Palavras-chave:

Constituição Federal de 1988, Gestão democrática, Direito à educação, Política educacional

Resumo

O presente texto busca desenvolver uma reflexão sobre a gestão democrática da educação, enquanto princípio constitucional, para efetivação do direito à educação na Constituição Federal de 1988. Para tal, realiza uma discussão dos sentidos da democracia na educação brasileira nos diferentes contextos históricos. Busca, ainda, demonstrar que a discussão da democracia na educação na atualidade não pode se descolar dos princípios constitucionais de "liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber", e do "pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas e coexistência de instituições públicas de ensino" tendo em vista a emergência de movimentos conservadores restritivos desses princípios, à exemplo do Movimento Escola Sem Partido.

 

 

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Biografia do Autor

Luciana Rosa Marques, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE - Pernambuco - Brasil

Doutora em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco e Mestre em Educação. Professora do Departamento de Administração Escolar e Planejamento Educacional e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

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Publicado

2018-08-30

Como Citar

Marques, L. R. (2018). A gestão democrática nos sistemas de ensino e nas escolas: desafios e perspectivas. Revista Educação E Políticas Em Debate, 7(2), 230–243. https://doi.org/10.14393/REPOD.issn.2238-8346.v7n2a2018-04

Edição

Seção

Dossiê: A Constituição Federal 30 anos depois: avanços, intermitências e desafios para as políticas educacionais