A contemporaneidade da educação africana: o presente a despeito do passado e da cultura. que perspectivas?

Autores

  • Alberto Bive Domingos Universidade Pedagógica de Moçambique (UP - Quelimane)

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD.issn.2238-8346.v6n2a2017-08

Palavras-chave:

A contemporaneidade da educação africana, Passado e presente, Políticas públicas, Formação, Cultura

Resumo

O presente artigo, oriundo de uma tese de doutoramento, discute o afastamento da educação atual da cultura, artefato do trabalho pedagógico. Constata-se que as razões de mercado tendem a direcionar, cada vez mais, as políticas públicas educacionais no realce às questões de custo-benefício, sobrepondo projetos de políticas sociais e ocultando questões revolucionárias que alguns países se dignaram oferecer após as independências. Para a escola se constituir em uma instituição de vinculação cultural, é imprescindível uma análise reflexiva das políticas públicas atuais, buscando dissipar ambiguidades nos valores e intenções para a historicidade africana. Trata-se de olhar a história dos paradigmas culturais na construção do humano, pois, a cultura é indutora no conteúdo da formação e uma possibilidade de inclusão. 

 

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Biografia do Autor

Alberto Bive Domingos, Universidade Pedagógica de Moçambique (UP - Quelimane)

Doutor em Educação. Docente na Universidade Pedagógica de Moçambique em Quelimane. 

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Publicado

2019-02-18

Como Citar

DOMINGOS, A. B. A contemporaneidade da educação africana: o presente a despeito do passado e da cultura. que perspectivas?. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 6, n. 2, 2019. DOI: 10.14393/REPOD.issn.2238-8346.v6n2a2017-08. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/46777. Acesso em: 26 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos