A contemporaneidade da educação africana: o presente a despeito do passado e da cultura. que perspectivas?
DOI:
https://doi.org/10.14393/REPOD.issn.2238-8346.v6n2a2017-08Palavras-chave:
A contemporaneidade da educação africana, Passado e presente, Políticas públicas, Formação, CulturaResumo
O presente artigo, oriundo de uma tese de doutoramento, discute o afastamento da educação atual da cultura, artefato do trabalho pedagógico. Constata-se que as razões de mercado tendem a direcionar, cada vez mais, as políticas públicas educacionais no realce às questões de custo-benefício, sobrepondo projetos de políticas sociais e ocultando questões revolucionárias que alguns países se dignaram oferecer após as independências. Para a escola se constituir em uma instituição de vinculação cultural, é imprescindível uma análise reflexiva das políticas públicas atuais, buscando dissipar ambiguidades nos valores e intenções para a historicidade africana. Trata-se de olhar a história dos paradigmas culturais na construção do humano, pois, a cultura é indutora no conteúdo da formação e uma possibilidade de inclusão.
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