POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA E SEUS EFEITOS DE SENTIDOS SOBRE O TRABALHO DOCENTE

Autores

  • Letícia Ramalho Brittes Instituto Federal Farroupilha (IFFAR)
  • Álvaro Moreira Hypolito Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v5n1a2016-44561

Palavras-chave:

Ensino de leitura, Prova Brasil, Alteração da cultura escolar

Resumo

Analisa-se os endereçamentos de políticas educativas inscritas no campo educacional a partir de 1990 e os efeitos que discursos oficiais exercem sobre o trabalho de docentes vinculados à educação profissional e tecnológica no âmbito do Instituto Federal Farroupilha (IFFAR). O apelo hegemônico de políticas educativas contemporâneas é que a Educação Profissional e Tecnlógica (EPT) dá melhores resultados quando conta com a participação direta do setor privado em sua administração, financiamento e direção. Diante disso, o que vem determinando o conteúdo das políticas para a modalidade? Consenso entre organismos internacionais, setores do governo, empresários ou participação efetiva da comunidade escolar na definição de tais? Este estudo foi desenvolvido no intuito de responder a tais questões.

 

 

 

 

 

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Biografia do Autor

Letícia Ramalho Brittes, Instituto Federal Farroupilha (IFFAR)

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e docente do Instituto Federal Farroupilha (IFFAR). 

Álvaro Moreira Hypolito, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Doutor em Educação e docente da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

 

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Publicado

2018-09-17

Como Citar

BRITTES, L. R.; HYPOLITO, Álvaro M. POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA E SEUS EFEITOS DE SENTIDOS SOBRE O TRABALHO DOCENTE. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 5, n. 1, 2018. DOI: 10.14393/REPOD-v5n1a2016-44561. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/44561. Acesso em: 27 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos