BRINCAR DE FAZER CINEMA: GÊNERO, SEXUALIDADES E VIOLÊNCIA NA PRODUÇÃO DE FILMES DE ANIMAÇÃO COM CRIANÇA

Autores

  • Constantina Xavier Filha Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v4n2a2015-34558

Palavras-chave:

Cinema, Filme de animação, Sexualidade, Gênero, Criança

Resumo

Trata-se de discussões no âmbito do estágio de pós-doutorado em educação sobre a experiência realizada em produção de filmes de animação, com crianças do 5º ano do ensino fundamental, de uma escola pública municipal de Campo Grande/MS. O referencial teórico é o de Estudos de Gênero, Estudos Culturais e pressupostos foucaultianos. A experiência da produção dos cinco filmes de animação, de 2010 a 2013, é pensada a partir de dois eixos: primeiro, o do fazer cinema e, segundo, o fazer cinema como brincadeira e modos de subjetivação. Nos encontros da pesquisa-intervenção, optamos pela linguagem cinematográfica para pensar os temas sexualidades, gênero e violência contra crianças. O cinema demonstrou ser uma janela importante para se ver e ver o mundo.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Constantina Xavier Filha, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Doutora em Educação. Professora da Unidade de Educação e na Pós-Graduação CPAN/UFMS.
E-mail: tinaxav@terra.com.br.

Referências

BONDÍA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Revista Brasileira de Educação, n. 19, p. 20-28, jan./fev./mar./abri., 2002.

BROUGÈRE, Gille. A criança e a cultura lúdica. In: KISHIMOTO, Tizuko Morchida (Org.). O brincar e suas teorias. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.

FOUCAULT, Michel. A ética do cuidado de si como prática da liberdade. In: ______. Ética, sexualidade, política. Coleção Ditos & Escritos (volume V). Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2004a. p. 264-287.

FOUCAULT, Michel. A hermenêutica do sujeito. São Paulo: Martins Fontes, 2004b.

FRESQUET, Adriana Mabel. Entrevista com Adriana Fresquet. Revista Poiésis, n. 19, jul. 2012.

GALLO, Sílvio. Foucault: (Re)pensar a educação. In: RAGO, Margareth; VEIGA-NETO, Alfredo. Figuras de Foucault. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. p. 253-260.

KARLSSON, Liisa. Tecendo histórias com crianças: uma chave para ouvir e compartilhar. In: CRUZ, Silvia Helena Vieira (Org.). A criança fala: a escuta de crianças em pesquisas. São Paulo: Cortez, 2008. p. 158-173.

KISHIMOTO, Tizuko Morchida. O jogo e a educação infantil. 2 ed. São Paulo: Pioneira, 1998.

SARMENTO, Manuel Jacinto. Gerações e alteridade: interrogações a partir da sociologia da infância. Educação e Sociedade, Campinas, v. 26, n. 91, p. 361-378, maio/Ago. 2005.

SILVA, Juliana Pereira da; BARBOSA, Silvia Neli Falcão Barbosa; KRAMER, Sônia. Questões teórico-metodológicas da pesquisa com crianças. In: CRUZ, Silvia Helena Vieira (Org.). A criança fala: a escuta de crianças em pesquisas. São Paulo: Cortez, 2008. p. 41-64.

XAVIER, Tina. A menina e o menino que brincavam de ser... Campo Grande: Editora da UFMS, 2009.

XAVIER, Tina. Princesa Pantaneira: brincando no mundo mágico do cinema. Ilustrações Lorena Martins. Campo Grande: Ed: UFMS, 2014.

Downloads

Publicado

2016-05-30

Como Citar

XAVIER FILHA, C. BRINCAR DE FAZER CINEMA: GÊNERO, SEXUALIDADES E VIOLÊNCIA NA PRODUÇÃO DE FILMES DE ANIMAÇÃO COM CRIANÇA. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 4, n. 2, 2016. DOI: 10.14393/REPOD-v4n2a2015-34558. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/34558. Acesso em: 23 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos